Monumento a Jorge Amado no Imbuí é alvo de vandalismo

As duas estátuas que compõem a obra ficaram quase caídas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2018 às 18:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Desal

O monumento em homenagem ao escritor Jorge Amado, na Praça do Imbuí, foi alvo de vandalismo – as duas esculturas que fazem parte da obra foram tiradas de suas posições originais. Ainda há pichações no local. A Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) lamentou o ato de vandalismo em nota e disse que esse tipo de situação é frequente na praça e em outros espaços públicos de Salvador.

De acordo com a Desal, são gastos R$ 45 mil por mês na recuperação de equipamentos públicos quebrados e pichados. De 2017 até o início deste ano, 60 praças foram danificadas na capital.

A Desal fez uma vistoria técnica no local, que não possui câmeras, e vai isolar a região com a estátua para evitar acidentes. A Fundação Gregório de Mattos (FGM) irá orientar o órgão para que seja feita a reparação do monumento. As peças serão recolhidas à fábrica da Desal para esta etapa.

As estátuas são em fibra de vidro e estavam presas à base do monumento por hastes de ferro, que, agora, serão trocadas por hastes de aço, mais resistentes, de acordo com a assessoria da Desal.

Veja mais fotos do vandalismo.