Moradores de São João do Cabrito recebem casas reformadas pela prefeitura

Bairro foi uma das 80 localidades beneficiadas pelo Morar Melhor até o momento

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de março de 2019 às 21:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Max Haack / Secom PMS

Quando a doméstica Bernadete Santos, 59 anos, foi morar em São João do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, há 40 anos, teve que abrigar a família em uma casa de taipa. Nesta quarta-feira (13), sentada no sofá e vendo as paredes rebocadas, pintadas e com portas e janelas novas, ela recordou os velhos tempos.

"Há 12 anos conseguimos trocar as paredes de taipa por alvenaria, mas não tivemos como rebocar todos os cômodos. Ficava preocupada porque tenho uma mãe idosa que não anda, e os ratos entravam pelos buracos na parede. Além disso, tinha a vergonha de ter a casa assim", contou.

O imóvel dela foi um dos 189 contemplados pelo Programa Morar Melhor, no qual a prefeitura investe até R$ 5 mil para reformar residências de moradores de áreas carentes, como a comunidade de São João do Cabrito. Nesta tarde, o prefeito ACM Neto esteve no bairro para entregar as casas reformadas.“O que mais nos recompensa é sentir a alegria das pessoas, que não conseguiriam reformar as suas casas. Graças ao Morar Melhor estão vivendo com mais qualidade, mais segurança e mais conforto. É, justamente, o sorriso dessas pessoas que justifica todo o investimento que a prefeitura vem fazendo nesse programa”, afirmou Neto. A meta da prefeitura é reformar 40 mil casas até 2020 (Foto: Max Haack/ Secom PMS) Antes, o prefeito vistoriou as obras em outros 392 imóveis na Rua Bananeiras, em Plataforma, também no Subúrbio Ferroviário. A expectativa do município é contemplar 40 mil imóveis até 2020, mas, segundo o gestor, esse número pode ser alcançado antes do prazo.

“Pelo ritmo que nós vamos, eu acredito que vamos bater essa meta de 40 mil já agora, no ano de 2019, o que nos permitirá ampliar, portanto, essa meta para o ano de 2020. O programa é um sucesso em toda a cidade, pelo seu impacto social e a mudança que traz na vida das pessoas”, contou.

Desde o início do programa, em 2015, foram reformadas 23,5 mil casas, em 80 localidades da cidade. Na prática, a prefeitura realiza serviços no imóvel como pintura e reboco, troca de esquadrias, substituição de vasos sanitários e pias e recuperação ou troca de telhado. Tudo sem custo para os moradores.

Na casa de dona Bernadete, além do reboco e da pintura, as portas e janelas foram trocadas, o telhado foi substituído, e foram construídos também alguns degraus na porta da frente para facilitar o acesso, porque o nível da casa fica acima da rua. Antes, o prefeito vistoriou outros imóveis beneficiados, em Plataforma (Foto: Max Haack/ Secom PMS) O Morar Melhor é aplicado em regiões precárias da cidade. Para isso, o município se baseia em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já as casas são escolhidas através da observação de campo. A maioria dos beneficiados são domicílios com alvenaria sem revestimento, de pessoas abaixo da linha da pobreza e de mulheres chefes de família.

O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis, secretários e vereadores também participaram dos dois atos desta quarta-feira. Antes de ir embora, o prefeito prometeu fazer também a reforma de um campo de futebol no bairro.