Moradores fazem protesto na Avenida Contorno durante operação da polícia

Uma pessoa foi detida na ação de combate ao tráfico de drogas; foram apreendidos drogas e celulares de moradores

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2017 às 12:09

- Atualizado há um ano

Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIOCerca de 40 pessoas realizaram um protesto nesta quinta-feira (8), por volta das 11h40, na Avenida Contorno, em Salvador. Moradores da Gamboa de Baixo tentaram fechar as duas pistas da via, mas foram impedidos por policiais militares que passavam pelo local. Os moradores afirmaram ao CORREIO que iniciaram o ato depois que policiais civis começaram uma operação de combate ao tráfico de drogas na localidade e teriam chegado na Gamboa atirando.

"Eles chegaram atirando. Tinha um menino no mar, que é usuário, mas eles não têm o direito de chegar atirando porque mora gente de bem aqui também", afirmou uma moradora, sem se identificar. Ao CORREIO, alguns deles denunciaram que havia uma pessoa baleada dentro de uma das viaturas da PM. A reportagem não conseguiu confirmar a informação.Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIOOs manifestantes tentaram parar as pistas, mas sem sucesso. Em alguns momentos, houve conflito entre os policiais e moradores. "Queremos justiça, queremos justiça", gritavam. Quatro viaturas do 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Pelourinho) acompanhavam a movimentação. 

Agentes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) informaram que foram ao local depois que receberam informações sobre o comércio de drogas na região. Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIONa ação, que terminou por volta das 12h15, uma pessoa foi detida. Além disso, foram apreendidos celulares de moradores e drogas, conforme informou policiais civis que participaram da operação.

Segundo a assessoria da Polícia Civil, três pessoas foram detidas e encaminhadas para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa. Uma delas foi Edvan Conceição Carvalho, 30, que foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. As outras duas pessoas presas foram liberadas após depoimento. Na localidade, a polícia encontrou um quilo de maconha, quatro porções de cocaína, uma pedra de crack, quatro balanças de precisão, uma faca e material de embalagem de drogas, que estavam escondidos em esconderijos na rua. 

De acordo com diretor do Draco, o delegado Marcelo Sansão, o material apreendido pertencia a Edvan. O preso já possui duas passagens na polícia também por tráfico de drogas e se atirou no mar ao perceber a chegada dos policiais. Ele foi capturado de barco pelos investigadores e será encaminhando ao sistema prisional. 

A Central de Polícia informou que equipes foram deslocadas para o local e que há denúncias de que alguns moradores estariam jogando pedras em carros na avenida. Pelo menos quatro viaturas ficaram paradas na pista, impedindo que os moradores fechassem o acesso à via.Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO