Moro autoriza envio de tropas da Força Nacional ao Ceará após novos ataques

Tropas devem chegar ao estado ainda hoje

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2019 às 10:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: O Povo

Parte da Força Nacional de Segurança deve chegar ao Ceará ainda nesta sexta-feira (4). A informação é do coronel Antônio Aginaldo de Oliveira, comandante do Batalhão de Policiamento Especializado (BPE) da Polícia Militar do Estado do Ceará.  Nesta quinta-feira (3), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, havia dito que só enviaria tropas caso a situação piorasse.

Primeiro nordestino a liderar a Força Nacional, ele afirma que o Ceará deve receber tropas do Rio Grande do Norte e de Sergipe até o fim desta tarde. O apoio federal foi solicitado pelo governador Camilo Santana (PT).

"O restante (da tropa) virá de Brasília. Ainda não posso confirmar sua chegada, mas virão", afirmou. O cearense embarca nesta manhã para Brasília, onde deverá tomar posse do novo cargo às 17 horas.

A assessoria do Ministério da Justiça, pasta comandada por Sérgio Moro, informou que as tropas da Força Nacional já foram mobilizadas. Serão 300 homens e 30 viaturas enviadas ao estado, e que vão atuar por 30 dias, conforme portaria publicada pelo ministério nesta sexta."A decisão foi tomada após os episódios de violência registrados e à dificuldade das forças locais combaterem sozinhas o crime organizado. Também foram consideradas a gravidade dos fatos, a necessidade de manutenção da segurança pública e o dever das forças policiais federais e estaduais de, por ação integrada, proteger a população civil e o patrimônio público e privado de novos incidentes", informou o Ministério da Justiça em nota.Mais de 40 prisões A Polícia já realizou mais de 40 prisões e apreensões relacionadas aos ataques que acontecem em vários municípios do Ceará desde a noite de quarta-feira (2). A informação é do comandante da Polícia Militar no Estado, tenente-coronel Alexandre Ávila. Ele foi entrevistado no programa O POVO no Rádio, na Rádio O POVO CBN, nesta sexta.

Segundo o comandante, durante a madrugada, as ações criminosas foram concentradas na Região Metropolitana de Fortaleza. Além das prisões e apreensões, ele afirmou que a Polícia se antecipou a ações "de forma efetiva". "Houve decréscimo de ações em relação aos dias anteriores", frisou. 

Ávila afirmou que haverá hoje uma reunião com o secretário da Segurança Pública, André Costa, "para fazer avaliação completa e um parecer" sobre a necessidade de atuação das forças federais para atuação no Estado.

"A PM tem se engajado nas operações de policiamento. Policiais de folga estão trabalhando. O governador determinou a imediata apresentação de 373 policiais, as atividades administrativas estão reduzidas para que se coloque mais policiamento nas ruas. Estamos em contato direto com o Sindiônibus, por conta de reorganização das escoltas (dos coletivos)", listou o comandante da PM cearense.

Ataques A Polícia Militar registrou mais onze ataques em Fortaleza entre a noite de quinta e início da madrugada de sexta. O caso mais grave terminou com um suspeito morto e um policial baleado após troca de tiros na rodovia CE-010. Uma nova tentativa de explosão de viaduto e ataques a agências bancarias e órgãos públicos também foram relatados.

Nesta madrugada, os acessos às ruas paralelas do Palácio da Abolição, sede do governo, foram bloqueados com cones, que fecharam as vias. O policiamento também foi reforçado no entorno

Diante do aumento no número de ataques, a hashtag #CearáPedeSocorro atingiu a primeira colocação dos Trending Topics do Twitter por volta das 9 horas desta sexta. Usuários da rede social pedem atenção do presidente Jair Bolsonaro à situação no Ceará, fazem críticas ao governador Camilo Santana (PT) e relatam "caos" nas ruas.

No fim da noite desta quinta, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, negou o envio imediato de tropas federais para o Ceará, mas disse que a Força Nacional foi mobilizada 'para se deslocar ao Estado em caso de deterioração da segurança'.

De acordo com a Polícia Militar, a troca de tiros entre os criminosos e policiais ocorreu na CE-010, na Grande Fortaleza. O grupo tentava destruir o fotossensor do radar de velocidade instalado na rodovia quando foi surpreendido pelos militares que patrulhavam a região. Um dos suspeitos foi atingido e morreu no local. Um PM foi baleado na perna e socorrido para o Instituto Doutor José Frota. O estado de saúde dele é desconhecido.

A Polícia Militar apreendeu um revólver calibre 38. Os demais criminosos fugiram do local.

Por volta de meia-noite, agentes também localizaram explosivos embaixo de um viaduto na rua Dr. Joaquim Bento, no bairro Curió. O material foi removido pela Polícia Militar, mas nenhum suspeito foi localizado.

Ao longo da noite e madrugada, os militares atenderam chamadas de ataques a tiros a agências bancárias e tentativas de incêndios por toda a capital.

A onda de crime começou um dia depois de o titular da recém-criada Secretaria da Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque, dizer que não reconhecia facções no Estado e que não separaria mais os presos de acordo com a ligação com essas organizações. Os grupos criminosos são os principais suspeitos de serem os autores dos ataques.