Morre aos 71 anos a artista plástica Eliana Kertész

Obra mais conhecida da artista foi 'Mulheres do Brasil', popularmente conhecida como 'Gordinhas de Ondina'

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de março de 2017 às 12:41

- Atualizado há um ano

Morreu na manhã deste domingo (26), aos 71 anos, a artista plástica Eliana Kertész. O corpo da baiana será cremado e a cerimônia está marcada para acontecer às 17h de hoje, no cemitério Jardim da Saudade. Segundo o Metro1, a causa da morte foi câncer. A obra mais conhecida de Eliana é o monumento As Gordinhas, que fica na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina. Foto: DivulgaçãoEliana também fez esculturas das mulheres que marcaram os principais romances do escritor Jorge Amado na versão gordinha. A exposição, em parceria com a artista plástica Maria Adair, no Museu Rodin, foi levada para Portugal, França, São Paulo, Rio e Ilhéus. No ano passado, a artista foi eleita madrinha do concurso A Mais Bela Gordinha da Bahia.

LutoPara Fernando Guerreiro, diretor da Fundação Gregório de Matos, "a Bahia perde uma grande mulher. Uma artista absolutamente original que através de sua arte extrapola os limites do estético e avança para a vanguarda nos campos do comportamento e da política. A artista nos deixa e ficam as gordinhas mais geniais do planeta".

O prefeito ACM Neto lamentou a morte da artista plástica e ex-vereadora. "Na política, Eliana Kertész deu uma grande contribuição para o desenvolvimento de Salvador e da Bahia e, nas artes, divulgou o nome de nossa cidade para diversos países com suas obras e mostras", disse.Neto lembrou, ainda, que um dos últimos trabalhos da artista foi feito no Carnaval deste ano. "A todos os familiares de Eliana, em especial ao meu amigo Mário Kertész e aos filhos, os meus sinceros sentimentos. Que Deus dê força a todos para superarem esta profunda dor".O governador Rui Costa também comentou a morte de Eliana em sua página no Facebook. “A Bahia perdeu uma artista plástica que deixou um importante legado para nosso estado. A todos os amigos e familiares da também ex-vereadora Eliana Kertész transmito meu profundo pesar por sua morte. Sua arte e sua sensibilidade continuarão presentes entre nós”. Rui lembrou a obra das Gordinhas, em Ondina. “Um dos momentos em que a arte de Eliana Kertész nos ajudou a impulsionar campanhas importantes para as mulheres baianas”.Em nota, a senadora Lídice da Mata lamentou a morte da artista, que também já foi vereadora em Salvador. "Daqui de Montevidéu, onde participo da reunião de parlamentares do Mercosul, escrevo para dizer que  lamento muito a perda da grande amiga Eliana Kertesz, uma mulher que foi competente em tudo o que fez: vereadora, artista plástica, publicitária e secretária. Vá em paz, Eliana".

O presidente da Câmara Municipal, Leo Prates (DEM), também lamentou. “Eliana marcou a paisagem de Salvador com suas Gordinhas e escreveu seu nome na história da Câmara como a vereadora mais votada de todos os tempos. Eliana Kertész deixa saudade a filhos, familiares e amigos pela mãe, mulher e ser humano estelar que passa a compor a constelação baiana no céu. Meus sentimentos a Mário, Chico, Duda, Marcelo, Mariana e Sérgio”, escreveu em nota.

[[galeria]]