Morre ex-deputado que renunciou por envolvimento na Máfia das Sanguessugas

Político passou dois dias internado

  • Foto do(a) author(a) Mario Bitencourt
  • Mario Bitencourt

Publicado em 22 de maio de 2018 às 00:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O ex-deputado federal Coriolano Sales, de 74 anos, faleceu no início da noite desta segunda-feira (21) em Vitória da Conquista, Sudoeste da Bahia, após dois dias internado por ter sofrido um infarto.

Não há informações sobre o velório e sepultamento. O político era natural de Santa Teresinha, no Centro Norte da Bahia. Advogado por profissão, ingressou na carreira política na década de 1980, sendo eleito deputado estadual em 1983 pelo antigo PMDB. Foi reeleito para mais dois mandatos, tendo ficado como deputado estadual até 1995.

Na gestão do governador Waldir Pires (1987-1989), Sales, à época no PMDB, chegou a ser presidente da Assembleia Constituinte. Em 1995, foi eleito deputado federal.

A fama nacional do político viria em 2006, quando foi o primeiro deputado federal a renunciar ao cargo por envolvimento na Máfia das Sanguessugas, esquema de corrupção que ocorria por meio de fraude em licitações para compra de ambulâncias.

Na época filiado ao antigo PFL da Bahia, Sales foi acusado de receber R$ 162 mil em propina. Ele renunciou para não ter o mandato cassado.

Em 2014, o político e outros quatro réus foram condenados pela Justiça Federal à suspensão dos direitos políticos por oito anos e proibidos de contratar com o poder público.