Morre homem queimado em explosão de lava-jato de caminhões em Candeias

Polícia apura distribuição ilegal de gasolina adulterada no local

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 5 de novembro de 2018 às 08:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

Um das duas vítimas do incêndio que aconteceu dentro de uma garagem onde funcionava um lava-jato de caminhão-tanque na cidade de Candeias, Região Metropolitana de Salvador (RMS), morreu nesse domingo (4). O local pegou fogo depois que um automóvel estacionado explodiu na quinta-feira passada (1°).

Tiago Lenon dos Santos Cerqueira, 28 anos, teve 95% do corpo queimado e estava internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. A vítima foi socorrida ainda no local depois que as chamas se espalharam pela garagem destruindo pelo menos cinco caminhões.

Tiago foi socorrido por volta das 20h e encaminhado para unidade de saúde, onde deu entrada desacordado, permanecendo durante todo o tempo entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 1h deste domingo. O corpo de Tiago foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) por volta das 17h. Segundo o IML, ele foi encaminhado para o Cemitério Municipal de Candeias. Não há informações sobre o sepultamento.

A segunda vítima do incêndio não teve a identidade reconhecida pela polícia. Ele também estava no local do acidente quando o caminhão explodiu. 

Investigação A Polícia Civil começou a apurar as causas do incêndio. A investigação é conduzida pela 20ª DP (Candeias) e está sob responsabilidade da delegada plantonista Morgana Fêu. Segundo a Polícia Civil, os investigadores estão ouvindo testemunhas e colhendo provas, mas um diagnóstico mais preciso só acontecerá após a chegada do laudo realizado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) - esse documento, segundo a Polícia Civil, pode demorar entre 30 e 60 dias até ficar pronto. Além de levantar informações sobre o que provocou as chamas, policiais também tentarão confirmar se, no local, funcionava um esquema ilegal de distribuição de gasolina adulterada. 

Segundo a delegada plantonista da 20ª Delegacia (Candeias), Joana Angélica Santos, uma equipe da polícia apura o que ocorreu. "As investigações estão sendo realizadas pela equipe que estava na delegacia no horário do incêndio. Estou assumindo o plantão extraordinário e fiquei sabendo do fato assim que cheguei na delegacia, nesta sexta. Fui informada que as diligências estão sendo feitas. A perícia deve dizer qual foi a origem das chamas", disse a delegada. A identidade do dono do terreno também é desconhecida pela investigação. A garagem fica no bairro Ouro Negro, localidade afastada no Centro da cidade de Candeias, nas proximidades da área de refino da empresa Lamarco.

As chamas também ultrapassaram a garagem, que possui pouco mais de 70 m2, e consumiram a vegetação ao redor, atingindo o terreno do cozinheiro Antônio Brito, 57 anos, além de um barraco utilizado por ele para guardar materiais de construção. "Da minha casa, que fica no Centro da cidade, foi possível ver o clarão vindo desta região. Só sexta pela manhã fiquei sabendo que o incêndio aconteceu próximo ao meu terreno", disse o cozinheiro.

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier