Morre Ma To Chi, referência da acupuntura e massoterapia em Salvador

Mestre foi encontrado morto no sofá de casa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2021 às 11:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Foto: Reprodução Morreu, nesta quinta-feira (28), Ma To Chi, mestre da acupuntura, massoterapia e de grande divulgador da cultura chinesa. Segundo amigos da família, ele foi encontrado morto por sua enfermeira no sofá de seu apartamento.

Segundo Thales, filho do mestre, a morte foi causada por um infarto fulminante no miocárdio. "Estamos todos meio anestesiados. Meu pai nos ensinou a vida inteira sobre o desapego, e esse exercício é importante para não ter dor. Mas é o luto. Por mais que a gente tenha essa compreensão que é só um rito de passagem, que não termina aqui, fica o choque, pois ninguém espera que aconteça", desabafa.

Ma To Chi estava em isolamento desde o início da quarentena por ser grupo de risco. Recentemente ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral que deixou algumas sequelas.

Apesar da tristeza, Thales se diz feliz pela vida que o pai teve. Ele viveu plenamente, e isso é importante. Deixou seis filhos, oito netos, muito discípulos. Meu pai nunca quis ir para hospital, e se despediu em sua poltrona. Além de todo o legado importante que deixou, que vamos dar continuidade", garante.

Ma To Chi tinha 72 anos e nasceu em Lhasa, no Tibet. Ele chegou ao Brasil em 1962 e ficou 11 anos em São Paulo. Depois, em 1973, veio até Salvador onde começou a difundir a cultura e medicina tradicional chinesa.

Em 47 anos de atuação na capital baiana, ministrou cursos de acupuntura e massoterapia para milhares de alunos. Não há nenhuma homenagem marcada, mas as cinzas devem ser levadas a China após o fim da pandemia.

O mestre era divorciado, deixando seis filhos e oito netos. O corpo de Ma será cremado nesta sexta-feira (29), às 5h da tarde, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. A cerimônia será reservada à família.