Mortes violentas diminuem 10% na Bahia, diz governo

Salvador registrou 211 mortes violentas a menos; queda de 17,3%

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2018 às 22:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/SSP-BA

A Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) divulgou, nesta terça-feira (20), os números parciais correspondentes aos registros de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), do período de 1º de janeiro a 18 de novembro deste ano. Se comparado ao mesmo período de 2017, segundo a pasta, a Bahia registrou 552 casos a menos - o que significa uma redução de 9,9%.

Conforme a pasta, 211 pessoas a menos foram mortas em circunstâncias violentas em 2018, em números absolutos. A SSP não informou, no entanto, quantas pessoas foram assassinadas no ano passado. 

Em Salvador, houve diminuição de 17,3% nos casos, índice considerado superior à média anual esperada pela secretaria, que é de 6%. 

Em nota, a SSP relata que, em números absolutos, a maior redução aconteceu no interior do estado – sem divulgar, contudo, quantas pessoas morreram –, que registrou 233 mortes a menos. A marca representa uma redução de 6,4%.

A pasta classifica como CVLIs os homicídios, latrocínios [roubo seguido de morte] e lesões dolosas [intencionais] seguidas de morte. Não entram nos dados, no entanto, suicídios, acidentes e afogamentos, além das mortes em decorrência de ações policiais pois, segundo a SSP, "são casos em que a lei classifica como excludente de ilicitude". Ou seja, a Justiça entende que é quando os policiais agem "em legítima defesa". 

'Polícia não se curva' Em nota, a pasta atribuiu a diminuição "aos esforços conjuntos das polícias Militar, Civil e Técnica". Secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa destacou que "não é uma tarefa fácil [reduzir os dados], principalmente por conta do código penal defasado". Secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa (Foto: Divulgação/SSP) “Tenho orgulho de dizer que a polícia baiana não se curva diante da bandidagem e dá o seu melhor para oferecer uma Bahia cada vez mais segura para todos”, afirmou Barbosa.

Segundo ele, embora a margem de queda seja maior do que a meta estabelecida, de -6%, as operações policiais serão intensificadas até o final do ano. "A expectativa é de que, até o final de dezembro, os índices reduzam ainda mais".

A SSP também divulgou uma queda nos números das CVLIs na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que passou de 711 mortes violentas para 693. A motivação continua sendo, na maioria, relacionada ao tráfico de drogas.