Mostra de decoração inédita acontecerá em dois casarões no Horto Florestal em julho

ronaldo jacobina
21.03.2018, 07:00:00
Atualizado: 21.03.2018, 09:49:45

Mostra de decoração inédita acontecerá em dois casarões no Horto Florestal em julho

Salvador vai ganhar uma casa conceito. A mostra de arquitetura e decoração, que será lançada no próximo dia 27, às 16h, no Horto Florestal, será comandada pela empresária Andrea Velame e terá a curadoria do jornalista paulista Sérgio Zubaran, que foi o curador da extinta Casa Black, em São Paulo.  Velame, que há 28 anos atua no segmento de decoração, convidou o arquiteto Rogério Menezes para assinar o masterplan da mostra que será realizada em dois casarões numa área de cerca de 10 mil m², no Horto, onde depois serão erguidas duas torres pela construtora Odebrecht. 

(Foto:Divulgação)
Casarões no Horto Florestal onde será montada a Casa Conceito



*Liberdade de expressão
De acordo com Andrea Velame, a proposta do evento é apresentar soluções arquitetônicas num formato bem distinto dos atuais eventos do segmento. “Queremos priorizar a criação, valorizar a liberdade de expressão, apresentar sugestões ao público”, diz. Trinta e cinco profissionais participarão da exposição que será inaugurada no dia 23 de julho e ficará aberta até 2 de setembro.  
 

(Foto:Divulgação)
Empresária Andréa Velame vai movimentar o setor de decoração com mostra 

Canto para Chico
Ieda e Adailton, da Palco Produções, vão reunir em cena três grandes nomes da música popular brasileira para celebrar Chico Buarque. Zizi Possi, Leila Pinheiro e Marina de La Riva, se apresentam no Teatro Castro, no dia 15 de junho, às 21h, com o espetáculo Elas Cantam Chico. Todas as três cantoras são versadas na interpretação da obra de Chico, mas esta é a primeira vez que o trio se juntará para festejar o cantor e compositor carioca. Depois da Copa do Mundo, o casal de produtores levará o show para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, dentre outras cidades a confirmar.

(Foto: Washington Possato/Divulgação)
Leila Pinheiro vai cantar Chico ao lado de Marina de la Riva e Zizi Possi

Novo baiano
O ator carioca Luiz Salem é o mais novo morador de Salvador. Já instalado na cidade, ele faz aqui a estreia nacional de seu mais novo espetáculo, #onovobaiano, uma bem humorada resenha das aventuras e desventuras dos que buscam novos rumos e diretrizes em suas vidas. Na peça, ele encarna o migrante carioca que escolhe a capital baiana para viver e faz um contraponto com um emigrante baiano radicado na Finlândia. A comédia, que é dirigida por Stella Miranda, com quem dividiu o palco em mais de 15 espetáculos, fica em cartaz às quintas-feiras de abril (12, 19 e 26) no Café Teatro Rubi.
 

(Foto:Nana Moraes/Divulgação)
Luiz Salem estreia espetáculo solo dirigido por Stella Miranda

Na telona
Na próxima terça-feira (27), às 19h, os cineastas baianos Camele Queiroz e Fabrício Ramos, que se definem como independentes, lançam, em Salvador, o filme Quarto Camarim, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural. A obra mostra as nuances do reencontro, depois de 27 anos, da diretora Camele com o seu tio Roniel – hoje com o nome de Luma e residente em São José dos Campos (SP). O longa-metragem já passou por vários festivais internacionais e está em turnê por 13 cidades brasileiras, sendo aqui a única a receber Luma e os diretores juntos.
 

(Foto:Divulgação)
Roniel / Luma em cena no filme Quarto camarim

3 X 4 GENTE BOA
 

(Foto:Ronaldo Jacobina)

A baiana Kelly Abreu Souza quer fazer carreira na área de gastronomia

Nascida no Calabar, Kelly Abreu Souza, 19 anos, cresceu assistindo a mãe cozinhar. Na adolescência estagiou no serviço público, sonhando com a cozinha. Aos 17, um primo que trabalhava no restaurante Du Chef, a indicou para o chef Lucius Guadenzi. Como era menor de idade, não pode ficar. Ao completar 18 anos voltou para trabalhar. Começou com serviços gerais, mas a simpatia e a vontade de crescer a levaram para o salão. “Não sabia servir um prato nem um vinho, mas aprendi”. Entre um pedido e outro corre para acompanhar o movimento da cozinha. Vendo seu interesse, Lucius e a mulher Roberta sugeriram que ela tentasse uma vaga na universidade. Foi e voltou aprovada no curso de gastronomia da Universidade Católica. Orgulhosos, os donos ajustaram sua escala de trabalho e a incentivam a estudar. “Meu sonho é chegar à cozinha, criar pratos e, um dia, ter meu próprio restaurante”, diz. O casal de chefes aplaude, incentiva e acredita. E ela vai chegar lá. Afinal não foram assim as histórias de grandes chefs?

Bahia pelo mundo 
Morando em Los Angeles, onde comanda a expansão da Tidelli para o exterior e onde já tem uma unidade da marca baiana de móveis, Tatiana Mandelli vai participar de um painel de debates sobre Branding no Mercado Global no evento Westweek 2018, que acontecerá no interior da sua loja, nesta quinta-feira (22), no Pacific Design Center, em West Hollywood, Los Angeles, nos Estados Unidos. O evento vai reunir ainda Lucio Grimaldi, diretor da Casa Cor Miami, dentre outros.

Mais +
Imperdível a programação do Festival da Cidade na próxima sexta-feira, no Terreiro de Jesus. Além do concerto da Orkestra Rumppilezz, ainda terá a apresentação do cantor erudito Thiago Arancam.

Menos -
Os antigos casarões dos bairros da Graça e Barra estão desaparecendo. As demolições quase sempre acontecem na calada da noite. O cidadão passa diante do imóvel num dia, no outro encontra os escombros e uma placa anunciando um prédio. Terá o  setor imobiliário voltado a crescer?