Mostra festeja Bembé do Mercado

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de março de 2021 às 14:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: foto de Edgar de Souza
. por Edgar de Souza

O fotógrafo Edgar de Souza passou anos registrado os movimentos do Bembé do Mercado, em Santo Amaro da Purificação. Com um acervo enorme, ele montou a exposição virtual Mulheres do Bembé, que  reúne imagens desde  2009. O projeto, de acesso gratuito, segue até  31 de março no site www.expomulheresdobembe.com.br

A ideia da mostra é  reafirmar o papel das mulheres no fortalecimento da religião do candomblé através de diferentes vertentes,  como  atuação sacerdotal, ritual, comercial e o resgate da memória cultural e a preservação dos costumes de um povo. Com 26 fotos inéditas, o trabalho tem  coautoria da produtora cultural e Ekedji do Terreiro Ilê Axé Tokolê, Cris Santana.

[[galeria]]

A festa do Bembé do Mercado, que comemora o fim da escravidão e reforça a resistência dos povos negros há mais de 130 anos na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo da Bahia, foi registrada como Patrimônio Cultural do Brasil em 2019. A manifestação cultural  acontece desde 1890, quando um grupo de negros, juntaram-se em praça pública para celebrar a Abolição da Escravatura. E desde então, é festejado por três dias consecutivos e recebe a adesão dos terreiros de candomblé da região.

O projeto tem o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Identitárias-CCPI  via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.