Motoboys terão adicional de 30% no salário por riscos no trabalho

brasil
19.06.2014, 11:09:00
Atualizado: 19.06.2014, 11:25:24

Motoboys terão adicional de 30% no salário por riscos no trabalho

Projeto reconhece as profissões de mototaxista, motoboy, motofrete e de serviço comunitário de rua como atividades perigosas

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A presidente Dilma Rousseff sancionou, ontem, projeto que reconhece as profissões de mototaxista, motoboy, motofrete e de serviço comunitário de rua como atividades perigosas. Os trabalhadores da categoria passam a ter direito ao adicional de insalubridade de 30% sobre o valor do salário.

Presidenta Dilma Rousseff durante sanção da lei que inclui na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) a periculosidade da atividade dos trabalhadores em motocicleta (Foto:Roberto Stuckert Filho/PR)



Segundo o ministro Gilberto Carvalho, “a aprovação vai trazer mais qualidade de vida para a categoria, que terá mais recursos para investir no seu bem-estar e de sua família, incluindo a aquisição de equipamentos mais seguros”.

O texto a ser sancionado pela presidente Dilma deverá ser publicado na edição do Diário Oficial da União desta sexta e vai especificar a partir de quando as regras passarão a valer. A sanção é o primeiro resultado da mesa de negociação, que debaterá outros itens, como a oferta de linhas de financiamento para aquisição de motocicletas e equipamentos obrigatórios, com taxas de juros subsidiadas para o profissional que tiver o curso de 30 horas.

Segundo o Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas de São Paulo, a categoria abrange cerca de dois milhões de trabalhadores em todo o país. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2013 e pelo Senado no final de maio deste ano.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
  • Assinaturas: 71 3480-9140
  • Anuncie: 71 3203-1812
  • Ache Aqui Classificados: 71 3480-9130
  • Redação: 71 3203-1048