Motorista de caminhão que deixou oito mortos em acidente não fugiu, diz polícia

Motorista foi levado a hospital após acidente e prestará depoimento

  • Foto do(a) author(a) Mario Bitencourt
  • Mario Bitencourt

Publicado em 26 de fevereiro de 2019 às 16:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O motorista do caminhão que se chocou com um carro, modelo Volkswagen Parati, e deixou oito mortos no último domingo (24), em acidente na BA-052, próximo a América Dourada (centro norte de Bahia), já foi localizado pela polícia.

Nesta terça-feira (26), a Polícia Civil informou que, diferente do que foi divulgado anteriormente, o caminhoneiro não fugiu do local após o acidente. Ele, na verdade, também ficou ferido e precisou de atendimento médico.“Ele estava com ferimentos leves e foi socorrido pelo filho, que o levou para o Hospital Municipal de América Dourada”, afirmou o agente Deni Ferreira Silva, da delegacia local.O depoimento do motorista, cujo nome não foi divulgado pela polícia, ainda será marcado. No hospital, ele disse que não teve como evitar a colisão, cujo impacto fez com que o caminhão, que estava carregado de cenouras, virasse na pista.“A Parati foi pra cima dele, não deu para evitar. O motorista de um carro que vinha atrás da Parati relatou isso também”, disse Silva.A tragédia ocorreu um dia antes do aniversário de emancipação de 34 anos de América Dourada. Devido a isso, a Prefeitura cancelou todos os eventos marcados para ocorrer nesta segunda em comemoração a data. Vítimas de acidente (Foto: Divulgação) Vítimas são enterradasSete das oito vítimas do acidente foram enterradas nesta terça-feira (26), no povoado de Lagoa dos Borges, onde moravam, a 12 km da cidade onde ocorreu o acidente.

As vítimas são Marcelo Góes, 29, Diogo Sampaio Borges, 29, Alisson de Jesus Dutra, Júnior dos Santos Silva, Clériston Nascimento, Leonardo Santana, 17, e um adolescente de prenome Alex, de 16 anos. A oitava vítima é o motorista da Parati Danilo do Espírito Santo, 39, que residia no povoado de Prevenido e foi enterrado na segunda-feira (25).

Todos haviam passado o domingo num balneário de piscinas naturais e eram bastante amigos. Eles trabalhavam com irrigação na zona rural de América Dourada, cidade de 16 mil habitantes, cuja economia é basicamente agrícola, com destaque para a produção de cebola e tomate, dentre outros.

Dois mortos seriam pais este ano Marcelo e Alisson seriam pai ainda este ano - as esposas estão grávidas, respectivamente, de 5 e 6 meses. Danilo também era casado, enquanto os demais eram todos solteiros.

O irrigante Valtermivam Alves dos Santos, que trabalhava numa fazenda com Danilo, Marcelo e Diogo, disse que o clima é de tristeza. “Está uma tristeza profunda aqui no povoado. Com exceção de Leo e Alex, que são mais novos, todos eram muito conhecidos aqui”, lamentou.

Também amigo dos mortos no acidente, o comerciante Ronaldo Carneiro Silva, 30, disse que esteve recentemente no balneário com Alisson, que “gostava muito de ir lá para ficar nas piscinas, ouvindo música”.“Eles eram pessoas muito alegres e companheiras. Muitas coisas já fizemos juntos, a maioria conheço desde pequeno. A cidade nunca mais vai esquecer dessa tragédia, ainda mais que ocorreu um dia antes do aniversário da cidade”, comentou.As investigações sobre as causas do acidente estão com a Delegacia de América Dourada, segundo informou a 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior, sediada em Irerê. O CORREIO não conseguiu contato com a Delegacia de América Dourada. Carro ficou totalmente destruído (Foto: Divulgação) Relembre o acidente Oito homens morreram durante um acidente envolvendo um carro de passeio e um caminhão, na noite de domingo (24), na BA-052, próximo a cidade de América Dourada. O episódio ocorreu por volta das 20h30.

Policiais militares do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) foram acionados pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para atender a ocorrência. 

Em nota, a polícia informou que isolou a área e acionou o Corpo de Bombeiros para o resgate das oito vítimas, mas não havia ninguém com vida.

"Muito triste! Imagine, a perda de uma pessoa já é triste para uma localidade pequena como a nossa, agora imagine sete caixões saindo de um lugar pequeno como os Borges. Que tristeza!", comentou uma moradora do povoado em uma rede social. Inicialmente, a informação era que sete pessoas morreram no acidente.

Em nota, a prefeitura municipal de América Dourada lamentou a tragédia e  informou que toda a programação festiva prevista para ocorrer nesta segunda (25), em comemoração aos 34 anos de emancipação política do município foi cancelada. Estava programado para ocorrer uma Levada Elétrica, às 16h, com quatro atrações musicais. 

"A Prefeitura de América Dourada vem externar o mais profundo pesar pelo acidente que vitimou 8 jovens do nosso município na noite deste domingo dia 24", diz um trecho da nota.Confira a nota na íntegra"A Prefeitura de América Dourada vem externar o mais profundo pesar pelo acidente que vitimou 8 jovens do nosso município na noite deste domingo dia 24. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor. Que a luz e o amor divino pairem sobre a alma de quem sofre esta imensurável perda, e os console e lhes dê serenidade para atravessar esta tempestade.Ao tempo informa, que todos os eventos que seriam realizados nesta segunda-feira, dia 25 estão cancelados. Nossos sinceros sentimentos."