Motoristas abusam das estratégias para garantir a segurança no trânsito

Especialistas alertam que não existe estratégia que garanta 100% de segurança, mas que as medidas ajudam a diluir os riscos

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 6 de outubro de 2018 às 07:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Os congestionamentos são situações tensas por facilitarem a ação de criminosos

Película de segurança, celular escuro com capa preta para sumir dentro do carro, bolsa e mochila escondida, tanque quase vazio, bolsa falsa. Muitas são as estratégias usadas para garantir a segurança do motorista ao volante. De acordo com dados levantados junto à Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), cerca de 20 carros são roubados por dia em Salvador.

De acordo com o especialista em Segurança Pública e coordenador do curso de Direito da Estácio Bahia, Antônio Jorge Melo, não existe estratégia que garanta 100% de segurança, mas que algumas medidas ajudam a diluir os riscos de ter o veículo roubado ou sofrer assaltos dentro do carro. “A manutenção de um seguro é fundamental porque caso o sinistro ocorra, estão indo apenas bens materiais e se reduz a possibilidade de uma reação”, esclarece.

Melo ressalta que, para os que podem bancar, a blindagem também é uma boa alternativa, mas esbarra na questão dos custos. Para o especialista, tudo que possa ser usado como dificultador do roubo também é válido porque, na maioria dos casos, o roubo vai ocorrer em situações onde o criminoso se encontre numa situação de privilégio em relação à vítima, seja por esta estar desatenta, ter menos força física, estar acompanhada de crianças ou até mesmo por ele - o ladrão - estar armado.  “A regra é que os criminosos prefiram o que é mais fácil de ser levado ou a vítima mais desprevenida”, completa. Especialista em segurança pública alerta para importância de não ficar distraído no trânsito, afinal, criminosos gostam de se aproveitar da vulnerabilidade da vítima (Foto: Evandro Veiga/ Arquivo Correio) As películas escuras ou de segurança também são opções interessantes por impedem a visão do interior do veículo. No entanto, em situações de sequestro, elas impedem que a ação possa ser vista. A empresária Aldi Melo, 40 anos,  por exemplo, diz que tem o carro todo filmado com a película mais escura. "Além disso, tenho instalado o segredo que, ao ligar o carro, posso acionar um dispositivo que faz o carro desligar totalmente poucos quilômetros depois”, completa, pontuando que também mantem a bolsa no piso e o combustível em apenas ¼ de tanque. A prática, porém, é pouco recomendada porque há o perigo de o veículo parar por pane seca mesmo sem ser alvo de criminosos. 

No quesito películas, vale salientar também que o limite mínimo de transparência dos vidros deve ser de 75% no para-brisa incolor, 70% no para-brisa colorido (temperado/degradê) e nos vidros das janelas das portas da frente e 28% nos demais vidros (janelas laterais traseiras e vidro traseiro). Portanto, a película mais escura ( G5) é proibida por lei. Quem desobedecer a determinação do Conselho Nacional de Trânsito “poderá ser autuado e receber cinco pontos na habilitação, pois essa é considerada uma infração grave. Além disso, terá de pagar multa no valor de R$ 195,23 e o veículo será retido para regularização.”

A cantora Cláudia Gladess, 42, diz que mantém a bolsa no tapete, próximo ao pé. “Ela precisa estar numa posição que não dê trabalho de pegar. Embaixo do banco demora para que se possa inclinar para resgatar”, conta. Cláudia foi vítima de assalto e sequestro quando estava indo ensaiar num estúdio no Costa Azul e diz que, hoje, nunca anda com o tanque cheio e evita deixar qualquer coisa exposta nos bancos. Apesar dos criminosos não a terem machucado fisicamente e ela ter conseguido encontrar o veículo, o trauma ficou.

Antônio Jorge ensina que, ao estacionar, o motorista deve evitar ruas desertas e escuras. Carro muito tempo parado com condutor é sempre um chamariz para assaltante, logo, se a sinaleira vai fechar, a dica é ficar longe das extremidades da rua, buscar manter distância do carro da frente de modo a permitir manobras evasivas.“O que não vale a pena fazer é tentar acelerar o veículo com o assalto em curso”, completa o especialista.Ele diz também que o motorista deve evitar ficar distraído no celular ou procurando o que quer que seja dentro de bolsa ou mochila. “No embarque e desembarque é importante que a pessoa use o menor tempo possível, especialmente em portas de escola ou festas”, recomenda.

Naquelas situações onde o veículo apresenta defeito ou tem o pneu furado, a orientação é buscar parar num local movimentado, como postos de gasolina, shopping ou supermercado e só depois acionar a assistência ou o guincho. “Se não houver como retirar o carro da via, tranque o veículo e espere ajuda num local seguro e afastado do carro”, finaliza.