Movimento na decoração traz cada vez mais plantas para os ambientes

O Urban Jungle tem ganhado adeptos e deixado casas mais verdes ainda

Publicado em 12 de julho de 2017 às 15:53

- Atualizado há um ano

Quem disse que as plantas têm que ficar sempre do lado de fora do lar? O movimento Urban Jungle prova que não e instiga você a trazer o jardim para dentro de casa. A proposta é unir a decoração com a natureza em uma mistura inusitada e única. “É uma busca pela humanização dos espaços e por um maior contato com o verde”, explica o arquiteto Tiago Manarelli, do escritório Manarelli Guimarães arquitetura. Muito antes desse conceito estar bombando na internet, o profissional já era adepto da criação de plantas no espaço interno. “Foi algo intuitivo. Queria ter a sensação de um jardim dentro de casa”, conta. Já fazem seis anos que Tiago cultiva sua coleção, que, para ele, tem a mesma importância de qualquer uma outra. “Comecei com apenas 4 vasos. Hoje, perdi a conta. São muitas plantas tropicais misturadas com cactos”, diz.A casa do arquiteto Tiago Manarelli (Foto: MCA Studio/Divulgação)Como aderirÉ preciso escolher um lugar bem iluminado, mas se você não tem varanda, opte pelo cantinho próximo de uma janela, pois toda planta precisa de luz. Para a noite, o arquiteto investiu em iluminação especial para garantir que a sua minifloresta apareça. “Misturei diferentes luminárias em torno das espécies. Umas penduradas, outras no chão... vão fazendo um jogo decorativo”, dá a dica. A ideia é trazer elementos clássicos da área externa para dentro da casa, como redes e cadeiras, para que você possa ficar inserido no verde. O cuidado faz parte do ritual, afinal o simples ato de regar pode servir como um ótimo escapismo para a estressante rotina dos dias atuais.

Dicas para ter sua floresta em casaCriar um jardim em casa não é um grande desafio.  A dica é escolher as espécies certas, aquelas capazes de se adaptar bem no ambiente interno. A paisagista Maria José Andrade, do Horto Floragem Garden Center, lista dicas essenciais para quem está a fim de aderir as florestas urbanas. Rolou sentimento? Então confere.

1 As plantas precisam de luminosidade. Escolha ambientes que possuam janelas que possam receber a luz. Varandas, salas, banheiros e áreas de serviços são ótimas escolhas.

2 A luz da manhã é ideal para a sobrevivência das espécies. O sol da tarde é muito forte. Se o lugar que você escolheu para criar seu jardim não é iluminado, uma vez por dia tente colocar suas plantas para receber o sol da manhã.Horto Floragem Garden Center e as muitas espécies (Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)3 As espécies que melhor se adaptam aos ambientes internos são identificadas pelas texturas de suas folhas. As mais escuras possuem uma resistência maior. Vale reparar se a folhagem está viçosa e firme.

4 Antúrios, pacovás, zamioculcas, tillandsia, lírios da paz, suculentas, cactos, espadas de São Jorge e palmeiras, desde que sejam do tipo ráfia, são ótimas escolhas. Samambaias e avencas também entram na listinha. Orquídeas são opções para quer flores em casa. Se você tiver espaço, vale apostar na fícus-lira, um arbusto que se desenvolve bastante. É a planta mais fashion do momento segundo o Pinterest.

5 Uma boa dica para não errar a mão na hora de molhar as plantas é sentir a umidade da terra com o dedo. Se estiver muito seca, precisa de água. Vale lembrar que suculentas e cactos não gostam de água em abundância.

6 O adubo ajuda no desenvolvimento das espécies. É necessária a aplicação de três em três meses para garantir a saúde da planta. A melhor opção é o adubo folicular, que deve ser colocado diretamente nas folhas e é vendido pronto em hortos e floriculturas.

Na Internet@apartmenttherapy Com mais de 1 milhão de seguidores, compartilha casas surpreendentes ao redor do mundo e as plantas sempre roubam a cena. Se jogue nas imagens e  traga muitas ideias para montar a sua própria floresta urbana.@urbanjungleblog Esse é um dos mais famosos, leva o nome do movimento e tem mais de 400 mil seguidores. Lançou, recentemente, um livro exclusivamente dedicado ao tema.@historiasdecasa Nesse perfil brasileiro você pode se inspirar nas casas cheias de criatividade. Com 296 mil seguidores, a conta revela que  cada lar possui sua própria história.