MP Eleitoral vai investigar possíveis candidaturas "fantasmas" de mulheres

satélite
11.10.2018, 05:00:00

MP Eleitoral vai investigar possíveis candidaturas "fantasmas" de mulheres

por Luan Santos

O Ministério Público Eleitoral (MPE) vai investigar possíveis candidaturas “fantasmas”  de mulheres para a Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados nas eleições  deste ano. A suspeita é que alguns partidos ou coligações tenham lançado  postulantes femininas apenas para cumprir a cota de 30% de mulheres nas chapas  proporcionais. Tanto na disputa pelo Legislativo estadual quanto pelo federal, as dez  candidaturas com menor número de votos são mulheres. Para deputado estadual e  federal, as candidatas menos votadas tiveram apenas três apoios cada. Elas também não tiveram gastos de campanha. 

O chefe do  MPE, Cláudio Gusmão, contou que está aguardando dados do Tribunal Regional  Eleitoral (TRE) para iniciar a apuração. Segundo ele, três indícios podem apontar para  candidaturas fantasmas: votação zerada ou próxima de zero; nenhum gasto de  campanha; e sem aparição na propaganda de TV e rádio. “A partir daí, vamos, por  amostragem, escolher duas ou três mulheres e pedir para que elas venham à  Procuradoria”, disse.

Crítica
Cláudio Gusmão acredita que a atual legislação, ao reservar percentual mínimo de  30% de candidaturas femininas, já se mostrou ineficiente para ampliar a participação  das mulheres na política. Para ele, o ideal era que houvesse uma cota para as  próprias casas legislativas. “Aí os partidos iriam se esforçar para viabilizar as candidaturas de mulheres. Se tivesse, por exemplo, 10% na Casa reservado para  mulher, os partidos iram criar condições para preencher aquelas vagas”, afirma. Gusmão ressalta que as siglas continuam priorizando quem já tem mandato ou tem fama no meio político.

Voz da experiência
Parlamentar mais longevo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Jurandy  Oliveira (PRP) decidiu lançar sua pré-candidatura à presidência da Casa. Com o início  do décimo mandato, em janeiro de 2019, Jurandy quer agora comandar o Legislativo. “A história me credencia ao cargo”, justifica. Ele diz que já começou a conversar com  os colegas e vai procurar, também, os principais líderes partidários da Bahia. Ele, que está na Casa desde 1971, já havia tentado concorrer ao cargo uma vez, mas desistiu para apoiar o ex-presidente  Marcelo Nilo (PSB).

Defesa
O Tribunal de Justiça (TJ) trancou uma ação penal movida pela polícia contra uma advogada de Barreiras. Ela contou que foi processada após ter o acesso a um cliente dificultado por policiais durante uma blitz. Inicialmente, ela buscou a Ordem dos Advogados (OAB), mas, depois, recorreu ao advogado Gamil Föppel. Segundo a advogada, o habeas corpus que levou ao arquivamento da ação de Gamil foi aceito, mas o da Ordem, foi negado pelo TJ.

Empurrãozinho
Surpresa no último domingo, o deputado estadual eleito Tum (PSC) contou com um apoio decisivo do irmão, o prefeito de Casa Nova, Wilker Torres (PSB), para conseguir a vitória. Tum teve quase metade dos 40 mil votos somente no município. No total, foram 17,4 mil votos em Casa Nova.

"A região Nordeste, berço da cultura nacional, e seu povo não podem ser atacados por oportunistas de diferentes matizes ideológicos, que insuflam o ódio e se valem do radicalismo para conseguir dividendos eleitorais. Sem respeito à diferença de pensamento e tolerância às divergências políticas, não há democracia", Bruno Reis, vice-prefeito de Salvador, do DEM, ao criticar os ataques contra nordestinos nas redes sociais após o resultado eleitoral

"Primeiro que quem fugiu da disputa foi Wagner que, convocado pelo presidiário Lula para ser o candidato petista à Presidência da República, recusou com medo de perder a eleição, o foro privilegiado e ser preso a qualquer momento", Paulo Azi, deputado federal, do DEM, ao criticar os ataques feitos pelo ex-governador Jaques Wagner (PT) ao prefeito ACM Neto (DEM)


Relacionadas
Correio.play
Triunfo no amistoso valeu o título de campeão do torneio "Superclássico"
Ler Mais
Uma das razões tem relação com a independência
Ler Mais
Valor mensal para pagar escola será de R$ 260 por aluno
Ler Mais
Zagueiro de 19 anos retorna à Toca do Leão nesta quarta-feira
Ler Mais
Além da capital baiana, unidade de Belo Horizonte também vai fechar
Ler Mais
O mistério sobre o paradeiro do filho de Luzia com Beto Falcão está com os dias contados na trama
Ler Mais
David Duke, nome mais conhecido do grupo racista, disse que candidato 'soa como nós'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/samsung-lanca-tablet-focado-em-produtividade-por-r-4299/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/passageira-relata-desespero-e-gritaria-em-aviao-atingido-por-raio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/motorista-que-prendeu-perna-de-passageira-vai-responder-processo-administrativo/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cosmetico-a-base-de-arroz-protege-contra-poluicao-e-luz-azul/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/irmao-de-ciro-gomes-chama-petistas-de-babacas-e-diz-que-pt-merece-perder/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/motorista-de-onibus-que-prendeu-perna-de-passageira-e-afastado/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cantor-da-banda-adao-negro-e-assaltado-no-caminho-das-arvores-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/motorista-prende-perna-de-passageira-em-porta-de-onibus-em-salvador/