MP investiga empresas que têm contrato com Policlínica de Teixeira de Freitas

por Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Ministério Público estadual (MP) abriu um inquérito para investigar irregularidades  cometidas por três empresas que têm contratos com o Consórcio Interfederativo do Extremo Sul, responsável pela gestão da Policlínica de Teixeira de Freitas, inaugurada em novembro do ano passado. Os alvos da  apuração são a Policlínica Ultradoctor, o Laboratório Vistalab e a Pharma Serviços Farmacêuticos, todas com sede no Extremo Sul da Bahia. Elas também têm contratos com a prefeitura de Teixeira de Freitas, comandada por Timóteo Brito (PSD). A investigação é conduzida pelo promotor George Elias Pereira. A Pharma tem como sócio Juliano Ferreira da Mota, que é diretor executivo do consórcio.  

Foco O MP não se pronunciou sobre a investigação, mas, segundo apurou a coluna, os contratos com as três empresas possuem irregularidades, que foram levadas à Promotoria. Entre os fatos denunciados estão a contratação delas sem licitação e a falsificação de documentos. 

Condenado A Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Lamarão Arivaldo dos Anjos Damião (PSL) por improbidade administrativa e determinou a suspensão dos direitos políticos dele por três anos. Além disso, Gordo, como é conhecido na cidade, terá que pagar multa de R$ 175 mil pelas irregularidades cometidas em sua última gestão, finalizada em 2012. Entre as fraudes denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) está a falta de publicidade de atos da gestão. O ex-prefeito também foi proibido de contratar com o poder público por três anos. Ele tentou voltar à prefeitura nas eleições de 2016, mas foi derrotado.

Fora da repartição O governo federal expulsou, no últimos 15 anos, 251 servidores públicos na Bahia devido a irregularidades cometidas em órgãos e autarquias ligadas à União. Segundo dados do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), foram 13 casos somente no primeiro semestre deste ano no estado e 300 em todo o Brasil. O principal motivo das expulsões foi a prática de atos relacionados à corrupção. Já o abandono de cargo, inassiduidade ou acumulação ilícita de cargos vêm em seguida. 

Avanço  Integrantes da oposição no estado acreditam que, até o final desta semana, serão  concluídas as negociações para que o deputado federal Irmão Lázaro (PSC) concorra ao Senado na chapa de Zé Ronaldo (DEM). As conversas, garantem, avançaram nos  últimos dias, mesmo com a resistência do deputado federal Jutahy Junior (PSDB),  pré-candidato a senador.

Sem interesse Presidido na Bahia pelo deputado estadual Pastor Sargento Isidório, o Avante encontra  dificuldades para fazer uma coligação com partidos menores. Ele planejava coligar  com siglas como PRP e PTC para deputado federal, mas as legendas resistem. Elas temem ser usadas como ‘escadinha’ para Isidório e a ex-presidente da UPB Maria Quitéria, ambos pré-candidatos à Câmara. "Ser mulher não é fácil. Mulher e negra, menos ainda. Temos visto um aumento espantoso de notícias sobre casos de racismo, desrespeito e todos os tipos de agressões contra a mulher, incluindo feminicídios. Isso é um sintoma de como a sociedade trata tais minorias", Ireuda Silva, vereadora, do PRB, ao destacar o prêmio Maria Felipa para a promoção da estética negra. Serão 19 mulheres  homenageadasPílula Denúncia aceita - O Tribunal de Justiça aceitou uma denúncia do Ministério Público estadual contra o ex-prefeito de Baixa Grande Gilvan Rios da Silva (PSD), que se tornou réu na ação de improbidade administrativa. Ele é acusado de contratar agentes de combate a endemias de forma irregular e sem concurso público.