MP recebe denúncias de fraude em concurso da Polícia Civil

Candidatos dizem nas redes sociais que gabarito vazou antes na prova

Publicado em 25 de abril de 2018 às 18:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/CORREIO

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) recebeu denúncias de fraudes que teriam ocorrido durante a realização do concurso da Polícia Civil, no último domingo (22). A Promotoria disse que o processo ainda será sorteado e que não poderia dar mais detalhes no momento.

Desde o fim de semana, circulam nas redes sociais mensagens apontando que algumas pessoas teriam tido acesso ao gabarito da prova antes do certame. O MP-BA confirmou que recebeu mais de uma reclamação de candidatos. 

Lisura Em nota enviado ao CORREIO, a Secretaria da Administração (Saeb) disse que a Fundação Vunesp, organizadora do concurso da Polícia Civil,  enviou comunicado ao órgão afirmando que “a aplicação das provas transcorreu dentro da normalidade esperada e sem intercorrências que comprometessem a lisura do certame”. 

Porém, diz a Saeb ainda no comunicado, a Vunesp irá tomar “todas as providências para garantir a lisura do concurso e cumprir à risca o que está previsto em edital”. A Secretaria afirmou que está acompanhando o trabalho da Fundação, “em compromisso e respeito a todos os candidatos do concurso”. 

O concurso As provas da primeira fase do certame foram realizadas no último domingo (22). Foram mais de mil vagas ofertadas sendo 880 para investigador, 82 de delegado e 38 para escrivães. A remuneração inicial para os delegados de polícia é de R$ 11.389,96. Já os investigadores e escrivães de polícia terão remuneração inicial de R$ 3.915,85. A validade do concurso é de dois anos. 

A seleção é composta por sete etapas: prova objetiva; prova discursiva; exame biomédico; teste de aptidão física; exame psicotécnico; prova de títulos (única etapa só classificatória); e investigação social e de conduta pessoal. No domingo, ocorreu a primeira etapa, as provas discursiva e objetiva. 

Foram mais de 48 mil inscritos concorrendo às vagas do concurso da Polícia Civil, mas l, 10.444 não compareceram. O percentual de abstenções foi de 21,78%.