MP-SP processa mulher que sofreu aborto após tentativa de suicídio

Profissionais de saúde levaram o caso à polícia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2022 às 18:44

. Crédito: Crédito: Istock/kaipo

Uma mulher de 34 anos está sendo investigada pelo Ministério Público do de São Paulo por ter sofrido um aborto após uma tentativa de suicídio. De acordo com o órgão, como ela sabia que estava grávida quando tentou tirar a própria vida, deve ser denunciada pelo crime de aborto. A pena de prisão é de um a três anos.

O promotor Rogério Leão Zagallo pede ainda que a mulher seja julgada em júri popular. O caso aconteceu em dezembro de 2016 e a denúncia foi aceita pela Justiça em novembro de 2020, de acordo com o UOL.

Devido à pandemia, a ação havia sido suspensa temporariamente e só foi retomada na última segunda-feira (15). Na ocasião, o então namorado da mulher depôs. A próxima audiência será em outubro. As autoridades ouvirão a médica que a atendeu. Foram os profissionais de saúde que avisaram à polícia, após a jovem ter sido levado ao hospital.

A defesa da mulher diz que a jovem entrou em depressão grave após ter sido rejeitada pela família por engravidar de um namorado, com situação financeira precária e sem qualquer apoio

"A defesa entende que o Estado, em vez de processá-la criminalmente, deveria dar suporte psicológico, e não corroborar e prolongar o sofrimento da pessoa", diz o advogado.