Mudanças no estatuto da FBF

Por Editoria de Esporte

  • Foto do(a) author(a) Editoria de Esporte
  • Editoria de Esporte

Publicado em 18 de dezembro de 2017 às 05:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na última semana, na sede da Federação Bahiana de Futebol, representantes de clubes das Séries A e B do Campeonato Baiano, além das Ligas Municipais, aprovaram as mudanças no estatuto da entidade. Agora, os mandatos de presidente, vice-presidente e conselho fiscal da entidade foram limitados. 

A partir da próxima eleição, o conselho diretivo eleito terá um mandato de quatro anos com direito a apenas uma reeleição. Uma outra novidade é em relação ao sistema de votação. Os atletas profissionais passarão a ter direito a voto nas assembleias administrativas e eletivas, além dos conselhos técnicos da FBF. Um jogador profissional com contrato em vigência na Série A do Campeonato Baiano será escolhido pelos dez clubes da elite para representar toda a classe. Este atleta terá direito a um voto.

Provocação pelo WhatsApp

Vários conselheiros apoiadores do grupo de Manoel Matos, derrotado por Ricardo David na última eleição para à presidência do Vitória, saíram do grupo de WhatsApp do Conselho. O motivo? A resenha dos vencedores no pleito. Teve até enquete provocativa contra o ex-presidente do Vitória, Paulo Carneiro, que seria diretor de futebol caso Matos fosse eleito. A pergunta era qual seria o novo emprego dele após a derrota nas urnas: uber, youtuber e locutor do carro do ovo foram algumas sugestões.

Alteração no organograma do Bahia

O Bahia não terá substitutos para os cargos de diretor de mercado e diretor financeiro após as saídas de Jorge Avancini e Marcelo Barros, respectivamente. Novo presidente tricolor, Guilherme Bellintani pretende realizar uma reforma no organograma do clube e, com isso, economizar para poder investir um pouco mais no futebol profissional. Não está descartada, no entanto, a contratação de um gerente de futebol para trabalhar ao lado do diretor da área, Diego Cerri.

Bate-papo com o presidente

A embaixada Bahêa-Sampa, que conta com torcedores do Bahia que moram em São Paulo, organizou um evento de confraternização de final de ano que contou com a presença de dois ídolos tricolores: Zé Carlos e Naldinho. Os torcedores também tiveram a oportunidade de conversar, através de uma videoconferência, com o presidente Guilherme Bellintani e o vice-presidente Vitor Ferraz. Marcelo Sant’Ana, ex-presidente do clube, foi outro que participou do bate-papo pelo vídeo.