Muita Onda: Gerônimo conta histórias de bastidores em espetáculo

Cantor e compositor estreia nesta sexta(22) musical no qual canta seus sucessos e fala como eles nasceram

  • Foto do(a) author(a) Ana Pereira
  • Ana Pereira

Publicado em 22 de março de 2019 às 15:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

 O cantor e compositor Gerônimo Santana combina duas coisas que adora em seu novo projeto: a música e o teatro. No musical Muita Onda, que estreia nesta sexta (22) no teatro Módulo, na Pituba,  ele resolveu seguir  os conselhos  de diferentes amigos e parceiros, que achavam que ele deveria explorar mais a verve de contador de causos no palco.

 Pois bem, Gerônimo  selecionou alguns de suas grandes composições e vai executá- las alternando com  histórias de bastidores. “É um espetáculo que mistura ideias, pensamentos, música e muita poesia”, resume. 

 O nome do espetáculo, que tem roteiro e direção artística  de Edvard Passos,  foi pinçado da  instigante Eu Sou Negão, a canção narrativa que tomou de assalto o Carnaval de 1985. A história da música que   fala de negritude e traz aquele refrão que a gente ama ( É macuxi, muita onda) é uma das que Gerônimo  vai contar.

E ela nasceu de uma provocação do artista  num destes eventos chiques de gravadora, no qual ele cantava e ninguém prestava atenção. “Então descidi cantar um samba reggae, que era uma novidade na época e fui improvisando”, recorda o cantor, que misturou no caldo a tribo indígena Macuxi, de Roraima.   Diante do espanto da plateia com a música de 15 minutos, o radialista Baby Santiago fez uma versão light com pouco mais da metade do tempo e começou a tocar na rádio Itaparica. O sucesso foi imediato.

“Não tive nenhuma pretensão. O sucesso é assim, acontece”, afirma Gerônimo, que se surpreende até hoje com a força da canção. Além dela,  estão no roteiro hits de outras fases como Jubiabá, Menino do Pelô, Agradecer e Abraçar,  É D'oxum e Lambada da Delícia. Tem ainda músicas que ele fez para musicais como Éramos Gays, de Aninha Franco, ou De Um Tudo, de Fernando Guerreiro, no qual atuou.

Apesar de ter uma história com a música carnavalesca, Gerônimo conta que gosta muito destes formatos de apresentações mais intimistas, onde fica cara a cara com o público. “Nunca tive medo de palco nem de público e não acredito nesta noção de sucesso que se atribui aqui na Bahia a ter sempre grandes proporções, pular e sair do chão”, cutuca.Teatro Módulo 

FICHA

Espetáculo: Muita Onda

Onde: Teatro Módulo ( Av. Prof. Magalhães Neto, 1.177 - Pituba)

Quando: Hoje (22) e dia 29, às 20h

Ingressos: R$ 60| R$ 30.

Vendas: www.ingressorapido.com.br ou no local.