Mulher com a Palavra debate raça, gênero e outras questões no TCA

Projeto já reuniu convidadas como Taís Araújo, Márcia Tiburi e Elisa Lucinda

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 22 de novembro de 2017 às 06:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr./CORREIO
A jornalista e apresentadora Vania Dias mediará o Mulher com a Palavra por Foto: Divulgação

Questionar o uso de termos como “moreninha”, “jambo” e “mulata” para definir as mulheres negras é um dos desdobramentos do evento Mulher com a Palavra, que reflete sobre a negritude no Brasil com foco nas questões de gênero. A partir do tema Negra, Sim!, o evento convida a atriz e diretora carioca Camila Pitanga para o encontro que acontece nesta quinta-feira (23), às 20h, no Teatro Castro Alves, no Campo Grande.

“Vamos tratar da questão do colorismo, da identidade negra e tirar essa fantasia de que é ‘jambo’, ‘moreninha’. Termos que distanciam a mulher negra desta unidade. Negra, sim!”, afirma a jornalista e apresentadora de TV Vania Dias, 38 anos, que mediará o evento a partir do seu olhar de feminista negra e ativista. 

Depois de convidar Taís Araújo, Zélia Duncan, Márcia Tiburi, Elza Soares e Elisa Lucinda, o Mulher com a Palavra encerra amanhã seu segundo ano de atividades. Nesta edição, o evento homenageia Camila Pitanga e destaca a trajetória da artista que ultrapassa 20 anos de carreira.

A ideia do último encontro é discutir questões de gênero e raça, a partir da experiência pessoal da convidada que é Embaixadora Nacional da ONU Mulheres Brasil. O encerramento reforça o tema do Mulher com a Palavra deste ano, Inspirar para Transformar, que reuniu mulheres cuja trajetória nas artes poderiam inspirar outras mulheres.

“Camila vem para encerrar muito bem o projeto. Ela, que sempre fez questão de se reconhecer e se afirmar como negra, já foi tratada como não- negra. A partir de sua trajetória, Camila vai falar sobre raças e gêneros, tendo como mote a inspiração que ‘uma mina ajuda a outra’”, explica Fernanda Bezerra, 32, que assina a direção artística do Mulher com a Palavra ao lado de Dayse Porto.

[[galeria]]

Sororidade A taxa de feminicídio no Brasil será outro tema do evento, parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo do Estado da Bahia. A partir disso, a convidada vai falar sobre a violência contra a mulher e refletir sobre o aumento, principalmente entre as mulheres negras.

“É um projeto fundamental para nos unir, no momento em que nós, mulheres, estamos passando por boicotes em várias questões. É importante estarmos juntas para refletirmos. A figura das artistas é importante porque amplia o muro das falas. Precisamos aumentar essa rede de sororidade”, destaca Fernanda Bezerra.

Para Vania Dias, discutir temáticas contemporâneas é essencial para pensar além da caixinha. “Que a gente continue se empoderando e isso não é uma atitude solitária. Se empoderar é parte de uma ação que pensa o coletivo. Ocupo os lugares que ocupo hoje porque outras mulheres batalharam. Nada foi dado gratuitamente. A gente continua lutando”, afima Vania, que possui mestrado em cinema e representação, é apresentadora do programa Soterópolis, da TVE.

“Que as pessoas privilegiadas nos olhem com outro olhar que não seja de piedade, nem de cota. Que a gente consiga dar as mãos. É preciso ter mais amor. Parece bobagem, mas o amor é uma arma revolucionária”, finaliza.