Mulher leva tiro de arma de choque ao gravar vídeo reclamando de UPA

Célia Ramos discutiu com guarda municipal por causa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2018 às 08:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/TV TEM

Uma mulher que aguardava atendimento médico em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em Sorocaba foi atingida por disparo de arma de choque de um segurança da unidade. O guarda agiu depois que ela fez uma transmissão ao vivo dentro do posto, reclamando da falta de atendimento médico no local. 

No vídeo, é possível ver o momento em que Célia Ramos, 42 anos, cai no chão e grita pedindo socorro. Ela resolveu começar a filmar depois que passou muito tempo sem conseguir ser atendido. 

A Prefeitura de Sorocaba informou que a Corregedoria Geral do Município instaurou um processo investigativo para apurar as responsabilidades sobre o caso.

Em um momento do vídeo, o médico aparece e pede que o guarda controle a paciente, e a chama de descontrolada. O guarda, identificado como Marcos Mariano, inicia a conversa com Célia, que acaba em discussão. O guarda se descontrola, grita com Célia e tenta tomar o celular da mão dela.

Em seguida, a paciente já aparece no chão, gritando por socorro e dizendo que o guarda usou a arma de choque na barriga, em um local onde existe uma hérnia."Socorro, o cara atirou em mim, na minha hérnia. Pelo amor de Deus, olha isso", grita no vídeo. A imagem mostra ele guardando a arma na cintura. O marido ajuda Célia a se levantar e também é agarrado pelo guarda municipal. Depois, o médico aparece no vídeo rindo da paciente. Célia foi atendida por um médico no pronto-atendimento. (Foto: Arquivo Pessoal) O guarda Marcos Mariano, que usou a arma de choque. será transferido de unidade. "Tudo vai ser apurado agora pelo inquérito da Polícia Civil e por um procedimento administrativo instaurado pela Corregedoria da Guarda Municipal". 

Segundo a Secretaria de Saúde, a paciente esperava há 15 minutos pelo atendimento, antes de iniciar a filmagem. A Secretaria de Segurança e Defesa Civil registrou boletim de ocorrência por resistência e desacato contra a moradora.

Assista a transmissão ao vivo: