Mulheres adotam cuidados com a saúde que se refletem no visual

tecnologia
10.03.2013, 09:26:00
Atualizado: 10.03.2013, 09:45:12

Mulheres adotam cuidados com a saúde que se refletem no visual

Malhar com regularidade, beber bastante líquido, cuidar da circulação e da alimentação são alguns dos cuidados que ajudam a melhorar a saúde do corpo e também atuam como verdadeiros tratamentos de beleza

Carmen Vasconcelos
carmen.vasconcelos@redebahia.com.br

Quando a estudante de Psicologia Naila Cunha, 22 anos, decidiu que passaria a fazer uma atividade física e adotar uma alimentação mais saudável, a ideia era vencer a fadiga, ganhar uns quilinhos e conseguir fazer com que o intestino trabalhasse melhor. Alguns meses depois de ter iniciado o tratamento, ela percebeu que a pele – antes ressecada – agora estava mais viçosa, as unhas mais fortes e os cabelos com mais viço. Naila faz parte de um grupo de mulheres que percebeu que cuidar da saúde é o melhor e mais eficiente tratamento de beleza.

De acordo com a especialista em nutrição funcional, a nutricionista Mônica Menezes, da Clínica ADS Cardiovascular, a saúde e a beleza estão intimamente ligadas e, para fazer com que as duas caminhem juntas, é fundamental permitir que todo o organismo funcione bem. “Embora esse estado de vitalidade positiva não apreça nos exames, ele se reflete numa pele viçosa, cabelo forte e uma derme sem celulites”, esclarece.

No caso de Naila, por exemplo, o processo de mudar os hábitos e cuidar da saúde proporcionou que a rotina de só ir ao banheiro de quatro em quatro dias e as noites de insônia fizessem parte do passado.“Comecei a me ver mais disposta e a autoestima só agradeceu por isso”, brinca. Além de ficar mais saudável, ela conseguiu ganhar peso, abandonando carnes vermelhas e aumentando o consumo de folhas e frutos.

A empresária Iris Azi, do Spa Urbano, 46 anos, é uma daquelas felizardas, livres de celulite e gordura, graças à boa alimentação e esporte."Qualidade de vida é tão bom quanto beleza e estética", diz.

Detox
Para alcançar a beleza e a saúde, o primeiro passo é desintoxicar o organismo para permitir que os alimentos certos possam ser bem aproveitados e o potencial benéfico possa aparecer na forma de beleza. “Esse processo de desintoxicação exige trabalhar com dois órgãos principais: o fígado e o intestino, afinal, para eliminar toxinas e absorver nutrientes, eles precisam estar íntegros”, esclarece.



A limpeza desses órgãos deve começar com o consumo de folhas verdes, preferencialmente aquelas com sabor mais amargo e as frutas cítricas. A nutricionista ressalta que a ingestão de fibras e a boa hidratação permitirá que o intestino funcione mais rápido e se desintoxique melhor. O alho e o própolis também terão um papel fundamental para desinfetar o intestino.

Outra dica importante é favorecer o trabalho das bactérias que vivem no organismo e que são benéficas para a saúde, daí a importância de usar pré-bióticos, que são as fibras, e os probióticos, na forma de gel ou sachês. “Os probióticos vendidos na forma de bebidas lácteas devem ser evitados, pois possuem açúcar refinado que alimenta as bactérias prejudiciais à saúde”, ensina Mônica Menezes.

Uma vez com o organismo pronto para receber bem os nutrientes, é importante estimular a circulação sanguínea, possibilitando que essas substâncias e o oxigênio trabalhem em todo o organismo. “Nesse momento a laranja in natura e o suco de uva funcionam como importantes aliados”, diz.A linhaça -  tão boa para reduzir o mau colesterol -  facilita a circulação nos vasos, ajudando a combater as terríveis celulites. Alimentos como o açaí, a semente de chia, maçã, cebola funcionam como antioxidantes e anti-inflamatórios, favorecendo a saúde e a  beleza. Nesse processo é fundamental esquecer os industrializados.

Celebridades se unem em calendário para ajudar pessoas com  HIV

 A linha de preservativos Preserv aliou-se mais uma vez à campanha Cabeleireiros Contra Aids para uma ação de prevenção, que dará um kit especial de produtos da marca para quem adquirir três exemplares do calendário Cabeleireiros Contra Aids 2013. Vendidos através do site www.vivacazuza.com.br, a renda é completamente revertida para a Sociedade Viva Cazuza, que apoia jovens soropositivos no Brasil.  Acesse:.facebook.com/cabeleireiroscontraaids.

As Osid abrem inscrições para curso de formação continuada  na área
Está aberto o período de inscrições para o processo seletivo do 11º Curso de Aperfeiçoamento e Aprimoramento para Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).  São 66 vagas para enfermeiros (limite de 300 inscrições) e 95 vagas para técnicos (limite de 330 inscrições). A duração do curso é de seis meses, com carga horária de 30 horas semanais. Os interessados devem acessar o site www.irmadulce.org.br/obrassociais.