Mulherões em várias frentes: atriz, beer somelier, cacique, roteirista e crosfitteira ...

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Flavia Azevedo
  • Flavia Azevedo

Publicado em 24 de agosto de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

No mês que vem, Eddy Veríssimo estréia com o espetáculo Sertão. No palco, a atriz encarna várias personagens, diferentes trajetórias femininas numa região mítica que é de pobreza, terra seca, poeira e pó, mas também de magias e surpresas. O espetáculo estreia no dia 13 de setembro e fica em cartaz até 05 de outubro na Casa d'A Outra (Rua Politeama de Cima, Centro Comercial Politeama). Além de atriz, Eddy é mediadora cultural e produtora. Começou a fazer teatro no Instituto Araketu, há 15 anos, e nunca mais parou. Passou pelo Teatro Vila Velha, fez teatro de rua pela Fundação Cultural da Bahia e, recentemente, fundou - junto com outros profissionais - a  Outra Companhia de Teatro. Em 2016, recebeu indicação no Prêmio Braskem de Teatro, na categoria Melhor Atriz, pela atuação no primeiro trabalho solo, Sobejo, que tem como temática a violência contra as mulheres.

Carolina Loureiro tem 26 anos e entende pra caramba de um tema até recentemente reservado a homens: cerveja. Ela é beer sommelier da Ambev. É formada em engenharia química e o interesse por esse universo surgiu na época da faculdade. “Resolvi fazer meu trabalho de conclusão de curso sobre cervejas e me apaixonei", relembra a sommelier que, em seguida, foi morar em Blumenau (SC), onde fez o curso técnico de Mestre Cervejeiro, na Escola Superior de Cerveja e Malte. Mas não parou por aí: acaba de incluir no currículo a formação em Mestre e Estilos, uma espécie de pós-graduação da sommelieria da cerveja. O próximo passo é fazer um curso de especialista em harmonizações e, quem sabe, contribuir com a criação de uma nova cerveja para o mercado. Quer seguir?  @carolinaloureiro_, no Insta.

A Cacique Jamopoty Tupinambá, 56 anos, tem 3 filhos e 15 netos. Atualmente, lidera o Ponto de Cultura Raízes Tupinambá da Aldeia Itapuã, em Olivença, que é um dos pontos de cultura apoiados pela ONG Thydêwá. Cacique desde 1999, foi eleita pelo povo da aldeia dos três municípios de Ilheus, Una e Buerarema. Entre as atividades do ponto, sob a sua coordenação, estão - além da construção de uma escola - cine clube com as crianças nos finais de semana e o "Poracim", momento de celebração com danças e cantigas nativas. Quer conhecer mais? Pois a Thydêwá promove o VI Encontro de Pontos de Cultura Indígena do Nordeste, em Salvador. No evento, que envolve diversas atividades, há momentos de diálogo entre o público e lideranças indígenas. Estes, serão na próxima sexta, no sábado e no domingo, das 14h às 18h, no MAM. Tudo gratuito. 

Francine Barbosa é roteirista e professora de roteiro. Trabalhou como roteirista no longa "A Cidade Aqui Dentro”, nas séries de televisão “A Revolta dos Malês”, “36 Horas” e “Existe Amor em SP/Estranho Casal”. Foi vencedora do kikito de melhor roteiro de curta metragem no Festival de Gramado com "A Navalha do Avô”. Já ministrou cursos e oficinas na Biblioteca São Paulo, Academia Internacional de Cinema, Oficinas Tela Brasil e Programa VAI, entre outros. Participou das comissões do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo e dos projetos de audiovisual da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás. É parecerista de diversas linhas do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA. desde 2015. De quarta a sábado da semana que vem, oferece a oficina de Escrita Cinematográfica da Escola Diáspora, na Aliança Francesa. São 20 vagas, sendo que metade é destinada a mulheres negras. Veja no http://www.diasporaconecta.com/

Roberta Landulfo é "crosfitteira", mãe de dois, mestra em  Administração Estratégica, professora universitária e empresária. Do trabalho com Consultoria Organizacional, depois de muitas conversas com profissionais de diversos segmentos, surgiu a ideia de abrir um escritório virtual em Salvador. Assim surgiu o R2 Espaço Inteligente, uma proposta para profissionais liberais e empresas que utilizam o espaço administrado por ela.  "Sem a demanda de administração do local de trabalho, os profissionais ganham tempo para melhor desempenho das suas atividades principais", diz Roberta que oferece locação de salas, serviços de secretaria e apoio administrativo, no Boulevard Side Empresarial. Veja mais no http://www.r2espacointeligente.com.br ou no perfil do Instagram @r2espacointeligente.

CARÃO DA SEMANA Próximo dia 29 é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e o Carão de hoje é todo desse casalzão militante e feliz que representa muita gente: Daniela Mercury e Malu Verçosa. Axé!