Multas terão 40% de desconto para cadastrados em sistema do Detran

Benefício vale a partir de 2 de maio para aqueles que não recorrerem da penalidade 

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2018 às 16:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A partir do dia 2 de maio, quem for multado pelo Detran pode ter acesso a um desconto de 40% no valor da penalidade. Para isso é preciso se cadastrar no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que funciona por meio de um programa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).   Apesar do uso do aplicativo, o Detran vai continuar enviando as multas pelos Correios. (Foto: Divulgação: Detran BA) Para ter acesso ao desconto, é preciso que o condutor se registre através do site ou baixe o aplicativo SNE Denatran (Android e iOS). Além disso, o motorista não pode apresentar defesa prévia ou recorrer da penalidade e tem de pagar a multa até o dia do vencimento. É importante frisar que os pontos serão registrados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

O Detran vai continuar enviando a correspondência para quem não se cadastrar no SNE, mas recomenda que o usuário opte pelo programa eletrônico.

Inovação Segundo o Detran, a adesão ao sistema é algo positivo, já que, anteriormente, o único meio de envio da notificação era pelos Correios, com o risco de a entrega não ocorrer por causa de inconsistências cadastrais ou extravio.

Segundo o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, o SNE vem oferecer mais comodidade ao cidadão e reduzir despesas públicas. “A notificação eletrônica é um avanço da Bahia no trânsito, que traz benefícios para todos. O cidadão ganha em transparência, rapidez e economia; e o Detran deve reduzir a inadimplência e despesas com postagens. O novo sistema também vai garantir mais eficiência e credibilidade ao processo”.

Outros descontosA Transalvador dá desconto de 20% no valor de multas aplicadas pelo órgão, desde que o pagamento seja feito até a data do vencimento. Também é possível pagar as penalidades do órgão de trânsito nos cartões de crédito ou débito. Se o valor for quitado no cartão de crédito, o condutor pode optar por parcelar a despesa. 

A autarquia também dispõe de aplicativo, o NOA cidadão. Nele, o motorista recebe um alerta em caso de notificação, pode consultar a autuação, acessar uma segunda via da mesma, receber alertas de ocorrências de grande impacto no trânsito, além de alterações para eventos e vencimento de multas.