Muro desaba e rua no Jardim Apipema é interditada

A equipe da Codesal fez avaliação técnica do local esta tarde

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2019 às 18:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Um muro na Rua Plínio Moscoso, no Jardim Apipema, caiu depois de um deslizamento de terra nesta quinta-feira (11) pela manhã, por conta das chuvas fortes. A estrutura tinha cerca de dez metros de extensão e a via foi interditada por conta do incidente. A Transalvador bloqueou a rua para o serviço de limpeza e a previsão de liberação é até o final da noite.

A equipe da Codesal fez avaliação técnica do local esta tarde. Agora, a Limpurb está retirando os escombros com uso de três caçambas e uma retroescavadeira para coletar cerca de 80 toneladas de destroços. Seis pessoas estão na operação e outras 22 vão atuar na varrição e lavagem da via após a coleta. Um carro-pipa será usado para finalizar o serviço.

O deslizamento de terra que derrubou o muro também atingiu a via. Os agentes da Transalvador estão orientando os motoristas na região.

Apesar de não haver residências no trecho interditado, condutores que costumam trafegar pelo local têm como opção de trafego acessar a rua Juiz Rosalvo Torres e, então, a Rua Desembargador Baldoíno Andrade.

Dia de chuva A Codesal registrou até às 17h de hoje 228 ocorrências.Foram 43 alagamentos de imóveis, 17 alagamentos de áreas, 33 ameaças de desabamentos, duas ameaças de desabamentos de muros, 35 ameaças de deslizamentos, três  árvores ameaçando cair, quatro árvores caídas, cinquenta e duas avaliações de imóveis alagados,  um desabamento de muro, dois desabamentos parciais, 26 deslizamentos de terra, sete infiltrações e três orientações técnicas. Não há registro de feridos. 

Os maiores acumulados de chuva em 6 horas foram registrados na Federação (72,6mm), Ondina (64,6mm), Vila Picasso (39,6mm), Planalto Real (37,4mm) e Cosme de Faria (36,4mm).

O Centro de Monitoramento e Arlerta da Defesa Civil (Cemadec) mudou o nível de monitoramento de Observação para Atenção por conta do risco alto para deslizamentos e previsão de chuvas moderadas nos próximos dias. A Codesal atende em plantão de 24 horas pelo telefone 199.