Música de Carlinhos Brown e Sérgio Mendes perde premiação do Oscar

entretenimento
27.02.2012, 00:19:00
Atualizado: 27.02.2012, 00:55:45

Música de Carlinhos Brown e Sérgio Mendes perde premiação do Oscar

A estatueta ficou com "Man or Muppet", de Bret McKenzie, do filme "Muppets"

Da Redação

O cantor e compositor Carlinhos Brown perdeu a disputa pelo Oscar de melhor canção original na noite deste domingo (26). A estatueta ficou com "Man or Muppet", de Bret McKenzie, do filme "Muppets". Brown foi o primeiro baiano a receber uma indicação para a maior premiação da história do cinema. Esta foi a 84ª edição do Oscar, realizada em Los Angeles, nos EUA. A música "Real in Rio" era uma composição de Brown, do carioca Sérgio Mendes e da americana Siedah Garrett.


Carlinhos Brown e Sérgio Mendes em apresentação do filme

O prêmio foi entregue pelos atores Will Ferrell e Zach Galifianakis, já na segunda metade da apresentação. Outra estatueta ligada à música, melhor trilha original, foi para Ludovic Bource, pelo filme O Artista.


O prêmio foi entregue pelos atores Will Ferrell e Zach Galifianakis 


A estatueta ficou com "Man or Muppet", de Bret McKenzie, do filme "Muppets" 

Carnaval no tapete vermelho
Antes da premiação, Sérgio Mendes brincou ao dizer que Brown consegue fazer um trio elétrico no tapete vermelho. "É o primeiro baiano no mundo que faz um trio elétrico no tapete", disse o carioca para jornalistas antes de entrar no teatro Kodak.

Os dois músicos foram perguntados se tinham planos para gravar um álbum juntos. "Boa ideia", disse Brown, sem responder diretamente à questão. "Sou muito agradecido ao Brasil e a esses dois mestres e gênios por terem me trazido até aqui", disse Brown, falando de Mendes e do diretor do filme, Carlos Saldanha. Brown vestiu o estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch. Também acompanharam o grupo a filha de Brown, Nina, e a esposa de Carlos Saldanha, Isabela. 

OUÇA A MÚSICA DE BROWN E SÉRGIO MENDES QUE CONCORREU AO OSCAR
###YOUTUBE###

OUÇA A MÚSICA DE BRET MCKENZIE, VENCEDORA DO PREMIO
###YOUTUBE###

Homenagem antes do Oscar
Na sexta-feira, Brown recebeu uma homenagem da prefeitura de Los Angeles, cidade irmã de Salvador desde 1962. A cerimônia foi organizada pelo vereador Tom Labonge, responsável pelas ações de cooperação internacional com a América Latina. Em seu discurso, o Cacique do Candeal ressaltou a importância da miscigenação e agradeceu por Los Angeles receber tão bem os mestres de capoeira e dançarinos baianos. 

Essa foi a primeira indicação de Brown para o Oscar. Em 2005, o músico venceu o prêmio Goya,concedido pela Academia de Cinema da Espanha pela música "Zambie Mameto", que aparece no documentário "O milagre do Candeal". Ele também já ganhou quatro prêmios no Grammy Latino.

Trilha de "Rio"
A música "Real in Rio" anima Blu, a ararinha azul, e foi criada com várias referências. Segundo o compositor Sérgio Mendes, sua inspiração na trilha sonora foram as cenas e o cotidiano do Rio de Janeiro. "A ideia era mostrar um Rio alegre, um Rio ensolarado, sensual", explica. 



Brown fez a letra em português e foi o compositor carioca quem convidou a cantora Siedah para escrever a versão em inglês - ela própria já ganhou um Grammy e tem no currículo composições para Michael Jackson.

Brown contribuiu também com a parte rítmica. "A primeira coisa foi o 'Ele batuca' e aí trouxe um instrumento, um 'pio de caça', que faço o som de pássaro, gorjeando, posso fazer melodias. E, assim, fui fazendo. Os executivos amaram, falavam 'amazing'. Não falo inglês direito, mas já entendi que eles estavam amando", contou o cantor ao  Jornal Nacional.

CONFIRA TRAILER DO FILME DE CARLOS SALDANHA
###YOUTUBE###

Brown quis "trocar" prêmio pela paz em Salvador
Na época de sua indicação ao Oscar, em meio à greve da Polícia Militar na Bahia, o cacique do Candeal chegou a dizer que trocaria o troféu pela tranquilidade. "Estou trocando o Oscar pela paz na minha cidade e no meu país. Minha cidade deste jeito e eu pensando em comemorar? Não dá. Meu troféu é a paz", declarou ao jornal "O Globo".

Carreira
O soteropolitano Carlinhos Brown começou sua carreira no final da década de 1970, mas se projetou nacionalmente como líder da banda Timbalada, já nos anos 1990. Como músico, ele ainda integrou as bandas de artistas como João Gilberto, Caetano Veloso e João Bosco. 

Brown tem mais de 400 músicas gravadas por diversos intérpretes como Maria Bethânia, Gal Costa, Marisa Monte e Rita Lee, entre outros. O cantor e percussionista tem cinco álbuns em sua discografia solo, mas ainda participou de quatro álbuns coletivos, incluindo aí o projeto Tribalistas, além das gravações da época da Timbalada.

Como produtor, Brown também se destaca e já produziu Margareth Menezes, Timbalada e Arnaldo Antunes, além dos Tribalistas. 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fundacao-pierre-verger-tem-2o-batizado-de-capoeira-da-dende-de-aro-amarelo/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-do-carnaval-hoje-tem-ivete-praca-castro-alves-e-mais/
Jorge Gauthier traz os destaques do dia para o folião
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-camarote-marcia-fellipe-relembra-polemica-sobre-irma-dulce/
Márcia Fellipe passou pelo Camarote Salvador nesta sexta-feira (21)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronicas-do-guerreiro-dia-3-a-praca-do-povo/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronicas-do-guerreiro-dia-2-a-fuga-do-deposito/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/neymar-sera-desfalque-no-carnaval-2020-dessa-vez-sem-polemica/
Craque brincou com a situação em vídeo no Instagram; em 2019 ele estava em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-vai-abrir-desfile-icada-nesta-sexta-feira-21-assista/
Cantora comanda bloco Blow Out, no circuito Dodô (Barra-Ondia)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cid-gomes-tem-quadro-clinico-estavel-diz-boletim-medico/
Cid foi baleado durante um protesto de policiais militares no Ceará
Ler Mais