Músicos devem levantar o astral de Salvador para incentivar o turismo

Para empresário, cidade deve aproveitar as oportunidades da Copa 2014 para alancar o segmento

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  • Victor Longo

Publicado em 13 de outubro de 2013 às 12:51

- Atualizado há um ano

Um debate rico, quente, recheado de críticas construtivas e sugestões. Com a mediação da jornalista Patrícia Nobre, editora-executiva de Núcleo da TV Bahia, empresários e secretários de Turismo apontaram o que pode ser feito em Salvador para aproveitar a oportunidade da Copa de 2014 e alavancar o segmento.

Apesar das críticas sobre a falta de infraestrutura e má conservação de equipamentos turísticos na capital baiana - que perdeu espaço para outras cidades brasileiras e também para outros destinos baianos nos últimos anos -, o que prevaleceu foi uma mensagem otimista: com a já iniciada construção da nova orla da cidade e outros projetos com recursos garantidos, a cidade começa a viver nova fase, de recuperação, definiram os debatedores.Empresários e secretários de governo debateram formas de incrementar o turismo em Salvador (Foto: Robson Mendes/CORREIO)No entanto, os especialistas advertiram que há pouco tempo até a Copa do Mundo, quando todos os holofotes estarão voltados para as cidades-sede. Afinal, o que pode ser feito até lá? Estamos aproveitando a oportunidade? Como Salvador poderá passar uma boa impressão ao mundo e se tornar uma referência em turismo a partir do evento esportivo, que trará seis jogos para a capital?

Chance de ouro

O criador da CVC e presidente do Grupo GJP, Guilherme Paulus, e o secretário de Turismo de Salvador, Guilherme Bellintani, afirmaram que Salvador não pode deixar essa oportunidade passar. “Acho que as cidades-sede não aproveitaram a oportunidade e o caso de Salvador foi o mais crítico”, disse Bellintani. “Mas, temos projetos que serão realizados até a Copa, como a revitalização da orla da Barra e do Rio Vermelho, que já vão melhorar a cara da cidade”, ponderou.

Em um dos aspectos, todos concordaram: apesar do pouco tempo, os oito meses que faltam até a Copa podem e devem ser usados para melhorar a cidade e passar uma boa impressão. O secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, destacou o roteiro que o governo tem investido para divulgar a Bahia, como o Turismo Náutico e eventos culturais e esportivos.

O secretário de Turismo de Salvador, Guilherme Bellintani, anunciou no Agenda Bahia uma série de medidas que serão tomadas para recuperar a boa imagem de Salvador como um destino importante no país. Várias delas, segundo ele, estarão prontas até a Copa. Entre as ações, estão a criação de um roteiro com 12 pontos turísticos com tíquete único e transporte integrado. A área onde seria construído o hotel Hilton será desapropriada para a construção de um museu.

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