Mutirão da Próstata atende mais de 200 homens em Piatã

minha bahia
10.11.2018, 15:46:00
Atualizado: 10.11.2018, 16:01:12
Cerca de 1 mil pessoas tiveram que ser dispensadas por conta do término das senhas, que começaram a ser distribuídas às 7h. (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO)

Mutirão da Próstata atende mais de 200 homens em Piatã

Faltou senha: cerca de 1 mil pessoas não conseguiram ser atendidas mesmo com a oferta de 60 fichas a mais em comparação à ultima campanha

Em apoio ao Novembro Azul, o Ambulatório Eurípedes Barsanulfo da Fundação Lar Harmonia promoveu neste sábado mais uma edição do Mutirão da Próstata, em Piatã.  Muita gente dormiu na fila para garantir uma das 240 senhas disponibilizadas para o atendimento que começaram a ser distribuídas por volta das 7h. 

Mesmo com um aumento de 180 para 240 senhas de um ano para o outro, o mutirão não deu para atender a todo mundo. A alta procura chamou a atenção do diretor médico do ambulatório, Shelton Perrone de Menezes que sentiu muito por ter que dispensar cerca de 1 mil pacientes por falta de senhas. “Infelizmente tivemos que fazer isso. A fila começou a se formar por volta das 16h de ontem. Há tempos atrás, a gente nem imaginava uma fila destas”, afirma. 

Se por um lado o médico lamentou a falta de vagas, Menezes comemorou o aumento do interesse pelo o exame já que o esforço para desmistificar o exame de toque - que ajuda na identificação do câncer de próstata - ainda enfrenta o machismo e preconceito. “Isso mostra que está havendo uma conscientização maior por parte do homem, que vence o medo e o preconceito com relação ao exame. O acesso à informação melhorou muito”. 

Seu Euzébio, de 68 anos, faz o exame todos os anos.
Seu Euzébio, de 68 anos, faz o exame todos os anos. (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO)
Para o diretor médico do ambulatório, Shelton Perrone de Menezes, a conscientização dos homens com relação a prevenção é cada vez maior.
Para o diretor médico do ambulatório, Shelton Perrone de Menezes, a conscientização dos homens com relação a prevenção é cada vez maior. (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO)
O auxiliar de manutenção paulo Sérgio, de 44 anos, fez o exame pela primeira vez.
O auxiliar de manutenção paulo Sérgio, de 44 anos, fez o exame pela primeira vez. (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO)

O aposentado Euzébio Batista, de 62 anos, foi desses que mudaram a forma de pensar. “Todo ano eu faço. Nunca deu nada, mas é bom a gente se cuidar. Não fazer o exame por conta do toque é uma besteira. Com saúde não se brinca”. 

Aos 44 anos, o auxiliar de manutenção Paulo Sérgio Lima fez o exame pela primeira vez. “A gente tem fazer a nossa parte para evitar esta doença. Tem uns que não querem fazer, mas é muito pior depois ter que enfrentar um câncer e cair na cirurgia. Eu converso com meus amigos, parentes que é importante fazer e deixar esse preconceito de lado”. 

Novembro Azul

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 40 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para fazer o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Também é feito o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). 

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura, por isso a prevenção é tão importante como  destaca o diretor médico do ambulatório, Shelton Perrone de Menezes. “O câncer de próstata é o amis frequente entre os homens acima de 45 anos. Ano passado dos 180 pacientes que atendemos durante o mutirão tivemos 12 casos suspeitos”. 

O Ambulatório agenda consultas gratuitas para 15 especialidades diferentes – entre elas, urologia. As marcações devem ser feitas presencialmente na sede da Fundação Lar Harmonia as segundas, terças e quintas-feiras, das 9h às 12h. São distribuídas 30 fichas por dia e especialidade sempre a partir das 7h. Mais informações no telefone (71) 3035-3009.  


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sandy-lanca-musica-em-parceria-com-iza-ouca/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/hbo-dos-eua-estreia-a-amiga-genial-adaptacao-do-romance-de-elena-ferrante/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/autor-de-latrocinio-contra-o-assessor-michel-e-preso-em-santa-catarina/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/atriz-instala-cameras-em-quarto-para-gravar-agressoes-do-marido-veja/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/webserie-inspira-empreendedores-assista/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-ultimo-a-sair-apaga-a-luz-do-othon-hotel-ja-esta-sem-nenhum-hospede/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/piloto-alema-de-17-anos-sofre-acidente-grave-e-sera-operada/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/temer-ressalta-forca-e-estabilidade-das-instituicoes-em-pronunciamento/