Mutirão de combate ao câncer forma fila gigante no Parque da Cidade

Ação aconteceu na manhã deste domingo (25)

  • Foto do(a) author(a) Amanda Palma
  • Amanda Palma

Publicado em 25 de novembro de 2018 às 13:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: Amanda Palma/CORREIO

O domingo no parque foi diferente neste domingo (25). Uma enorme fila se formou no Parque da Cidade para o mutirão de exames realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer, com o tema "Troque o medo pela esperança".

Segundo o cirurgião oncológico Cláudio Quadros, presidente da SBCO, a previsão é realizar 2 mil atendimentos. Apesar de o evento ter a duração até as 13h, a fila de atendimento teve que ser encerrada às 10h30, devido à grande demanda. Todos que chegaram até esse horário seriam atendidos pelos médicos."A gente faz essa ação nacional para que as pessoas deixem de ter medo do câncer, encarem o câncer como uma doença tratável, prevenível. Orientamos aqui para que pessoas tenham hábitos saudáveis e possam prevenir a doença", explica Cláudio. Foram realizados exames de odontologia, mamografia, preventivo, avaliação de pele, próstata e endoscopia. Mas a maior demanda foram para mamografias e exames de próstata, e para conseguir o atendimento, muita gente madrugou, como Clotildes Souza, 43 anos, que chegou às 3h no Parque da Cidade.

"Eu não consegui ir para nenhum mutirão [no Outubro Rosa], aí quando vi na televisão que ia ter aqui perto, eu resolvi vir", contou a moradora da Santa Cruz. Ela disse que o problema foi entender o funcionamento da fila. "Estava desorganizado e até agora [10h] não consegui ser atendida", disse ela, que queria fazer uma mamografia.

A doméstica Joanice Santos Correia, 52 anos, também madrugou para garantir a mamografia. Ela já teve câncer há cinco anos e teve que retirar o seio direito. "Eu vim fazer a mamografia para ver se está tudo certo com o outro", contou ela, que já faz acompanhamento no Aristides Maltez, mas quis garantir o exame no mutirão, que era ofertado por uma unidade móvel do Hospital da Mulher.

A contadora Lucrécia Reis, 51 anos, chegou mais tarde, 9h30, mas tinha a esperança de ser atendida. "Por causa do trabalho eu não consegui ir a nenhum mutirão para fazer a mamografia. Eu espero conseguir fazer hoje", disse. Ao lado dela, a doméstica Adenilza Oliveira, 45, vivia a mesma situação. "Com trabalho e criança fica difícil de conseguir fazer exame, mas hoje sendo domingo ficou melhor e eu consegui vir", disse ela.

A coordenadora de mastologia do Aristides Maltez, Ana Cláudia Imbassahy, explicou que todas as mulheres atendidas passaram por uma triagem e depois eram examinadas clinicamente. "Se houver alguma suspeita, encaminhamos para a mamografia e para fazer a matrícula no Aristides Maltez. 

O marmoarista Manoel Barreto, 46 anos, que mora em Camaçari, aproveitou a chance de estar em Salvador para fazer três atendimentos: odontológico, PSA e sangue. "Tem três anos que não faço exames. Como eu dormi na casa de um tio que mora aqui perto, eu quis aproveitar a oportunidade para tentar ser atendido", contou.

Participaram da ação 200 voluntários, 50 cirurgiões e outros especialistas. Os participantes também puderam se vacinar contra o HPV, hepatite B, fazer testes rápidos de HIV e sífilis, avaliação de glicemia, aferição de pressão, e ter orientações sobre nutrição e reeducação alimentar. 

Durante o evento também aconteceram apresentações das bandas da Aeronáutica e Marinha, operação e equipamentos militares através dos Fuzileiros Navais e Polícia Militar, apresentação do coral de pacientes do Hospital Aristides Maltez e participar das atividades físicas.