Na Bahia, 13 cidades têm mais eleitores que habitantes; veja lista

por Luan Santos

Publicado em 4 de setembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Subiu para 13 o número de cidades da Bahia que têm mais eleitores do que habitantes com a nova estimativa populacional divulgada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que, em todo o Brasil, são 308 cidades que registram a variação entre população e eleitorado. Pela pesquisa anterior, a Bahia tinha cinco cidades com mais votantes do que moradores – em todo o Brasil, eram 231 no estudo divulgado no primeiro semestre deste ano. No país, o aumento no número de cidades com a nova estimativa do IBGE foi de 33%. Na Bahia, a variação foi de 160%. 

Os cinco municípios baianos apontados no levantamento anterior permanecem no atual: Maetinga, Serra Preta, Lajedão, Poriraguá e Ribeirão do Largo. Além deles, na nova lista estão Anagé, Barro Preto, Boa Nova, Caatiba, Guajeru, Itapé, Jussiape e Maracás. Entre os estados, Minas Gerais lidera, com 93 cidades, seguido por Rio Grande do Sul (31), Goiás (30) e São Paulo (28).

Diferença expressiva Na Bahia, Maetinga tem a maior diferença entre eleitorado e população: 3.213 (são 6.790 votantes contra 3.577 moradores). A cidade tem a quarta maior diferença no Brasil, atrás da paraense Canaã dos Carajás (3.805), da potiguar Severiano Melo (3.460) e da pernambucana Cumaru (3.369). As quatro já apareciam entre as maiores no levantamento anterior da CNM. Serra Preta, com discrepância de 1.886, é a segunda na Bahia e a sexta no Brasil. Segundo a CNM, a diferença é explicada pela flexibilidade que o domicílio eleitoral possibilita, ao permitir ao cidadão morar em uma cidade e votar em outra. Veja abaixo a lista das 13 cidades da Bahia. 

Destaque negativo O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado ontem, aponta que três cidades baianas têm as piores redes públicas dos anos finais do ensino fundamental em todo o Brasil. Empatadas na última posição nacional estão Jussari e Itamari, ambas no Sul baiano, que registraram índice de 1,9 na rede pública do sexto ao nono ano. A terceira cidade é Itapebi, também no Sul, com taxa de 2. Completam o top five dois municípios paraenses, Quatipuru e Inhangapi, que também tiveram índice 2 nos anos finais do fundamental. 

Longe do topo Na outra ponta estão os municípios de Jacarari e Licínio Almeida, com índice de 5,5. Localizadas no Centro-Sul da Bahia, as duas cidades têm as melhores redes públicas nos anos finais do ensino fundamental, segundo o Ideb. Elas, contudo, estão longe das líderes nacionais e figuram apenas na 300ª posição em todo o Brasil. O levantamento foi feito pela Satélite com base nos dados divulgados ontem pelo Ministério da Educação. 

Doação Candidato ao Senado, o deputado Angelo Coronel (PSD) doou R$ 40 mil para a própria campanha. Até a noite de ontem, esta era a única doação feita para a disputa do pessedista. Por outro lado, Coronel já gastou mais que o dobro na campanha. As despesas dele já somam R$ 84,1 mil. "Em eleições muito apertadas, assim como aconteceu com Donald Trump, onde a margem de votos foi minúscula na maioria dos estados, as redes sociais podem não decidir no pleito, mas influenciar massivamente e ser um grande fator de importância na reta final", Arthur Igreja, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ao afirmar que as redes sociais serão as grandes influenciadoras das eleições 2018Pílula Problema - O PTC corre contra o tempo para regularizar seus 52 candidatos a  deputado estadual e federal na Bahia que tiveram o registro indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A legenda lidera a lista de 139 postulantes inaptos na Bahia. O prazo para a regularização da situação termina no dia 17 deste mês.