Na Bahia, 379 motoristas são notificados por não ligar farol baixo de dia

A BR-407, trecho entre Capim Grosso e Baixa Grande, registrou até agora o maior número de infrações do tipo

Publicado em 1 de agosto de 2016 às 19:51

- Atualizado há um ano

A Bahia registrou 379 multas para motoristas que não obedeceram a lei que determinar usar o farol baixo durante o dia em rodovias e túneis. A legislação está em vigor há três semanas. Cerca de 70% das autuações correspondem a carros emplacados na Bahia, com 121 infratores sendo de outros estados, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).

A BR-407, trecho entre Capim Grosso e Baixa Grande, registrou até agora o maior número de infrações do tipo, com 76 autuações. A BA-026, que liga Dom Macedo Costa a Sussuarana, ficou em segundo, com 65 infrações. A BA-262, entre Floresta Azul e Aracatu, teve 55 autuações e é a terceira colocada.

Entre os notificados estão cinco motociclistas, mas a obrigatoriedade do farol baixo já era exigida das motos durante o dia antes da lei. 

O descumprimento da lei acarreta a perda de quatro pontos na carteira de habilitação, por ser uma infração do tipo média, e multa no valor de R$ 85,13. A nova regra visa diminuir os acidentes das estradas, já que os faróis acessos permitem maior visibilidade ao motorista de até três metros à frente.