Na estreia de Carpegiani, Bahia encara o Palmeiras no Pacaembu

Novo treinador mudou esquema tático do time, que tem as voltas de Renê e Edigar Junior

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 12 de outubro de 2017 às 06:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira / EC Bahia

Desde que Guto Ferreira deixou o Fazendão e aceitou a proposta para treinar o Internacional, a diretoria tricolor tentou, sem sucesso, encontrar um comandante que pudesse dar continuidade ao bom trabalho que havia sido realizado no primeiro semestre. No entanto, nem Jorginho e nem Preto Casagrande conseguiram tal feito.    Cada um ao seu estilo, ambos mantiveram o padrão tático da equipe, que desde o início do ano vem atuando no 4-2-3-1. Jorginho gostava de um time com mais posse de bola, enquanto Preto optava por baixar as linhas e explorar os contra-ataques. 

Nesta quinta-feira (12) será a vez de Paulo Cézar Carpegiani, o quarto técnico do clube em 2017, tentar devolver a confiança ao elenco contra o Palmeiras, às 21h, no estádio Pacaembu. Mais ousado do que seus antecessores, Carpegiani não titubeou em mudar e começou justamente pelo esquema tático. 

O 4-2-3-1 finalmente ganhou um descanso e deu lugar ao 4-1-4-1, ainda não utilizado pelo tricolor na temporada. O novo comandante também cobrou uma mudança de postura, principalmente na marcação. Linhas mais altas e por vezes pressão na saída de bola adversária. O treinador gaúcho quer um Bahia se impondo, independente do rival e do local da partida. 

“Eu acho que equipes realmente têm que se impor, têm que jogar futebol e com opções que elas têm, aliado à capacidade técnica de cada um, tentar ganhar o jogo. Essa é a nossa proposta. Vou tentar fazê-la contra o Palmeiras. Tentar jogar futebol, do mesmo jeito que tentaria jogar em casa. Essa é a ideia”, explicou. 

Carpegiani tem, ao todo, cinco desfalques para o jogo. Thiago Martins, Matheus Sales e Allione, jogadores emprestados pelo Palmeiras, não podem atuar por conta de cláusula contratual. Além deles,  o zagueiro Tiago e o volante Edson estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

Rodrigo Becão será o parceiro de Lucas Fonseca na defesa e, no meio-campo, Renê Júnior volta ao time após três partidas. Ele se recuperou de uma lesão na coxa que o tirou de combate diante do Cruzeiro, Grêmio e Coritiba. 

Quem também retorna ao time titular é o atacante Edigar Junio. Ele vinha entrando no decorrer dos últimos jogos, mas desde Bahia 0x1 Flamengo, no dia 25 de junho, não inicia uma partida. 

A única dúvida do técnico tricolor na escalação é entre Rodrigão e Vinícius. Durante os treinos, Rodrigão iniciou na equipe principal, mas Carpegiani também testou Edigar Junio centralizado. Caso opte por Edigar como centroavante, Vinícius irá compor o meio ao lado de Renê Júnior, enquanto Zé Rafael será deslocado para ficar aberto pela direita.