Na Unirb, Medicina Veterinária se aprende na fazenda

Estudantes contam com infraestrutura para o manejo de animais de produção em escala

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 25 de novembro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Adquirir conhecimento técnico a partir da teoria e da prática, além de ter a possibilidade de aprender como funciona a gestão de um empreendimento. Isso é oferecido aos alunos do curso de Veterinária na Fazenda Escola Unirb, um espaço com cinco mil tarefas de terra, localizado em Mata de São João, a 50 quilômetros de Salvador. Lá os jovens aprendem, por exemplo, técnicas de formação, recuperação, conservação e manejo das pastagens, manejo sanitário e reprodutivo dos animais, além de procedimentos de vacinação e vermifugação, inseminação, diagnóstico de gestação, estação de monta, exame andeológico nos machos e cirurgias a campo. Ou seja, uma possibilidade de executar tudo o que é aprendido em sala de aula.

Abraão Nunes, médico veterinário residente da fazenda escola há um ano, comenta que o local recebe, em média por semana, de 30 a 40 alunos para as aulas práticas. Geralmente eles passam o dia na fazenda, mas se preciso ficar, contam com toda a estrutura de dormitório e sala de aula. Mesmo com a possibilidade de conhecer o espaço desde o primeiro semestre, os estudantes começam a ter a experiência prática a partir do quarto período. Segundo Abraão, nos procedimentos mais simples, eles são treinados e incentivados a colocar a mão na massa, porém, aqueles mais complexos como cirurgias de castração são executados pelos professores e técnicos. "Além da infraestrutura da fazenda, também está sendo implantado aqui um hospital escola, que poderá prestar atendimento externo", salienta o veterinário. A fazenda  possui  dois mil bovinos de corte e leite, 200 ovinos e caprinos e  uma suinocultura para 900 animais Professor da disciplina Bovinocultura de corte e leite, o professor e zootecnista Thon Jovita Farias destaca a importância do espaço na formação dos novos veterinários, pois o curso exige a experiência com a carga horária indicada e nem sempre fazendas particulares abrem espaço para aulas e procedimentos. Além disso, a fazenda escola tem uma grande capacidade de mostrar aos estudantes toda a realidade de animais de produção. "Tudo isso é de fundamental importância para a formação do profissional. Quando vamos à fazenda, há possibilidades de ter conhecimento não só da aula de uma disciplina, mas de tudo. Se vamos para uma aula de bovinocultura, mas está acontecendo alguma prática se suinocultura, isso é conhecimento", frisa.

A Fazenda Escola Unirb conta com uma estrutura de escala e atende alunos dos cursos de veterinária das unidades de Salvador, Feira de Santana e Alagoinhas. Há curso também em Barreiras e, para os alunos da região, a faculdade também terá uma fazenda que deverá entrar em funcionamento em 2019. Hoje, a unidade de Mata de São João possui em suas cinco mil tarefas, dois mil bovinos de corte e leite - sendo 500 deles de engorda -; 200 ovinos e caprinos; uma suinocultura para 900 animais, o que dá chance ao aluno para acompanhar todo o ciclo de produção. Há ainda a piscicultura com diversas espécies de peixes produtivos de água doce (pirarucu, surubim, tilápia, tambaqui e panga), com capacidade de produção de 20 toneladas por ano, de forma intensiva em tanques redes e escavados. De acordo com o reitor, Carlos Joel Pereira, a meta é promover a formação de profissionais para a piscicultura, que ainda é uma das maiores carências da medicina veterinária em Salvador. "O objetivo é formar os alunos para as práticas da veterinária e também para a gestão do empreendimento".

O reitor diz ainda que a fazenda, que tem escala produtiva industrial, agora está em fase de implantação também da avicultura para produção de frangos e patos, e inicia a produção de cães com cruzamento de raças. O hospital escola, em Mata de São João, deverá ter suas instalações concluídas agora em dezembro e estar em pleno funcionamento a partir de fevereiro, inclusive com a capacidade de atendimentos externos. Já para cuidar de animais de pequeno porte, a Unirb vai inaugurar em breve uma clínica (já em fase de instalação de equipamentos) próxima à sede de Salvador, onde também os estudantes poderão ter aulas práticas.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.