Na volta de Cristiano Ronaldo, seleção portuguesa fica no empate contra Ucrânia

Partida foi recheada de brasileiros naturalizados nas duas seleções

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 22 de março de 2019 às 19:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: Patricia de Melo Moreira/AFP/Getty Images

Portugal iniciou sua grande navegação em na defesa do título europeu de seleções nesta sexta-feira (22) em partida contra a Ucrânia no Estádio da Luz, em Lisboa, capital portuguesa. Apesar de jogar em casa e contar com o retorno de Cristiano Ronaldo, seu maior artilheiro na história, os portugueses ficaram no 0x0.

A partida marcou a primeira rodada das eliminatórias para a Euro 2020. Portugal e Ucrânia estão no Grupo B, que também conta com as seleções de Luxemburgo, Sérvia e Lituânia. Cristiano Ronaldo não jogava pela seleção portuguesa desde o dia 30 de junho de 2018, data que marcou a eliminação dos lusitanos na Copa do Mundo da Rússia após derrota para a seleção do Uruguai pelo resultado de 2x1.

Mesmo contando com nomes como o zagueiro Pepe, brasileiro naturalizado português; e o atacante Bernardo Silva, do Manchester City-ING, os portugueses não conseguiram furar o bloqueio da seleção ucraniana, que conta com alguns brasileiros em sua formação. Um deles é Marlos, meia-atacante que foi revelado pelo Coritiba e se destacou no São Paulo, clube por onde jogou entre 2009 e 2011.

Marlos saiu do tricolor paulista após ser negociado com o Metalist, clube ucraniano que defendeu antes de ir para o gigante local, o Shakhtar Donetsk. Depois de fazer boas temporadas no atual bicampeão da Ucrânia, ele conseguiu obter cidadania no país e foi convocado por Andriy Shevchenko, atacante que fez história no Milan e desde 2016 comanda a seleção, para defender a Ucrânia. Marlos foi um dos brasileiros a entrar em campo pelas eliminatórias da Euro 2020 (Foto: Patricia de Melo Moreira/AFP) Um outro brasileiro também optou pela naturalização ucraniana. Também defendendo a camisa do Shakhtar, o atacante Júnior Moraes é artilheiro da primeira divisão ucraniana e defende a camisa da seleção do leste europeu.

Já em Portugal, além do zagueiro Pepe, o atacante Fernando Santos é brasileiro e defende a camisa de outra seleção. Ele atua pelo Braga, de Portugal.

Próximos compromissos O próximo compromisso de Portugal nas eliminatórias para a Eurocopa é na próxima segunda-feira (22), às 16h45 em horário de Salvador. Cristiano Ronaldo e seus companheiros enfrentam a sérvia, novamente em Lisboa.

No mesmo dia e horário os ucranianos enfrentam os atuais líderes do grupo, a Seleção de Luxemburgo. O jogo acontece no estádio Josy Barthel, casa dos líderes.  

*Com supervisão do subeditor Ivan Dias Marques