Nação Zumbi comanda festa de Carnaval inédita na Concha Acústica

Evento faz parte do Conexões Sonoras, projeto que inclui Orquestra de Frevo Henrique Dias, Academia da Berlinda e Radiomundi

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 15 de fevereiro de 2019 às 18:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Dovilé Babraviciuté NZ

Faltando menos de duas semanas para a folia momesca, o público baiano vai poder conhecer de perto o clima do Carnaval de Olinda com direito a estandarte, passistas de frevo, bonecos de Olinda e arranjos da orquestra mais tradicional da região. Tudo isso faz parte da festa Troça Elétrica que o grupo pernambucano Nação Zumbi apresenta, pela primeira vez, em Salvador.

O evento acontece domingo, na Concha Acústica do TCA, a partir das 17h, e inclui shows da Orquestra de Frevo Henrique Dias e da Academia da Berlinda. O Troça Elétrica marca a estreia da segunda edição do projeto Conexões Sonoras, cuja proposta é promover o encontro de artistas de diferentes gerações e criar um produto audiovisual inédito. Nesta edição, a Nação Zumbi se conecta com o Radiomundi, que também faz show na Concha.

Escolhidas por votação do público, as duas atrações se apresentam separadamente no domingo e passam o dia em estúdio, na segunda-feira, para gravar uma música inédita. O encontro dará origem a um clipe, ainda sem data de lançamento. “Nação zumbi sempre foi referência para a Radiomundi, desde Chico Science. Acho sensacional, porque é um conteúdo que vai ficar registrado e pode tomar proporções que a gente nem imagina”, comemora o músico e cantor Vince Athayde, do Radiomundi.

Bate-cabeça Ao contrário do show compacto apresentado no Festival de Verão, a Nação Zumbi vai poder mergulhar um pouco mais no repertório desses mais de 20 anos de carreira. Apesar da proposta carnavalesca da festa, os arranjos do grupo não vão mudar. “A gente nunca precisou tocar frevo ou marchinha para estar inserido no contexto carnavalesco. É um show para bater cabeça mesmo”, anuncia o baixista Dengue.

Ou seja, o show inclui clássicos do tempo de Chico Science (1966-1997), um dos fundadores do movimento manguebeat, como Maracatu Atômico, Da Lama ao Caos e Manguetown. Também estão no repertório músicas do álbum Nação Zumbi (2014), último trabalho do grupo que vai lançar músicas inéditas até o final do ano, quando serão reunidas em um EP. Ou seja, Dengue reforça que é para “chegar cedo no domingão que tem o Troça Elétrica, porque é Carnaval e vai ser alegria”.

Serviço O quê: Conexões Sonoras – shows de Nação Zumbi, Academia da Berlinda, Orquestra de Frevo Henrique Dias e RadioMundi Quando: 17 de fevereiro, a partir das 17h Onde: Concha Acústica do Teatro Castro Alves Ingresso: R$ 40 | R$ 20. Vendas: bilheteria do TCA e no site ingressorapido.com.br

Ordem dos shows 17h Orquestra de Frevo Henrrique Dias 18h RadioMundi 19h Academia da Berlinda  20h Nação Zumbi