'Não acreditamos que ele reagiu', diz tia de professor baleado em assalto

Família faz apelo por doação de sangue e orações para educador

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 21 de setembro de 2018 às 12:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O professor universitário Danilo Fortuna Mendes de Souza, 36 anos, atingido por um tiro na região abdominal na quinta-feira (20) durante assalto na Rua Potiguares, bairro do Rio Vermelho, teve duas paradas cardíacas enquanto médicos do Hospital Geral do Estado (HGE) realizavam uma cirurgia na tentativa de controlar uma hemorragia. Ele continua internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade hospitalar.

O quadro de saúde de Danilo, de acordo com familiares, é considerado delicado e requer muita atenção. Assim que chegou ao HGE, ainda ontem, os médicos iniciaram o procedimento, que teve que ser interrompido. Danilo trabalha na Universidade Católica de Salvador (Ucsal) (Foto: Acervo Pessoal) Uma das tias do professor chegou ao hospital na manhã desta sexta-feira (21) para buscar mais informações sobre o que teria acontecido com o sobrinho. Desde o crime, Sônia Forturna ainda não teve a oportunidade de conversar com a mãe do professor que acompanha o filho na UTI."Não sabemos quase nada do que aconteceu, mas ele é um menino calmo e atencioso, não acreditamos que tenha reagido ao assalto", conta a tia. Danilo, segundo a tia, perdeu muito sangue e está precisando de doadores que possuam o tipo sanguíneo O negativo. Ela pede para que amigos, alunos e pessoas que se sensibilizaram com o caso procurem uma unidade da Fundação de Hemoterapia e Hematologia da Bahia (Hemoba). Lá, os interessados devem demonstrar interesse em doar o sangue informando o nome completo da vítima. "Também precisamos de muita oração", concluiu Sônia.

O crime aconteceu próximo à entrada do campus da Unifacs, que fica na Rua do Canal. Testemunhas afirmaram que Danilo estava conversando próximo à instituição, quando os suspeitos anunciaram o assalto. Os homens, que estavam em um veículo modelo Gol, roubaram o celular do professor e fugiram. Antes, atiraram no professor, que foi atingido no abdômen, do lado direito.

A 12ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Rio Vermelho) fica a 450 metros de distância do local onde Danilo foi baleado. 

Policiais militares socorreram o professor, que foi levado numa viatura para o HGE, acompanhado por uma aluna. O assalto aconteceu às 13h50, segundo o registro feito no hospital.

Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) afirmou que a 7ª Delegacia (Rio Vermelho) vai investigar o crime, classificado como tentativa de latrocínio. Os suspeitos ainda não foram identificados.

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier