Não é surpresa: base e investimento levaram europeus à semifinal

Bélgica, França, Croácia e Inglaterra tornaram-se celeiros de craques

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 8 de julho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Montagem AFP

A ideia geral é de que a Copa do Mundo surpreendeu. Enquanto muitos esperavam gigantes como Brasil e Alemanha na final, a Rússia, na realidade, terminará com um título inédito – para Bélgica ou Croácia – ou um bicampeonato de países com relativa tradição – França ou Inglaterra.

Mas o que está acontecendo é, de fato, uma surpresa? Apesar da desconfiança, as equipes que seguem no Mundial realizaram um trabalho forte nos últimos anos para estarem agora nas semifinais.

Mas como foi a preparação de cada equipe para a Copa do Mundo?

França

A França, campeã há 20 anos e que pinta como favorita, tem a seleção mais valiosa do mundo. Seus 23 atletas valem 1,08 bilhão de euros (R$ 4,5 bilhões). Das cinco negociações mais caras do futebol, três foram de franceses: Mbappé para o PSG, Dembelé para o Barcelona e Pogba para o United.

O time também é equilibrado. Apesar de Mbappé, Griezmann e Pogba serem os destaques da equipe, a dupla de zaga francesa tem Varane e Umtiti, titulares, respectivamente, de Real Madrid e Barcelona.1,08 bilhão de euros vale a seleção francesa, a mais ‘cara’ do mundo

3 das vendas mais caras do mundo foram de jogadores franceses

Inglaterra

Já a Inglaterra, que venceu o seu único título há 52 anos, levou para a Rússia uma seleção renovada, a terceira mais jovem da Copa, com 26 anos. A ideia era preparar essa geração para a Copa de 2022.

A Copa do Catar terminaria um trabalho de dez anos nas categorias de base, iniciado em 2012 e que já recebeu mais de R$ 1 bilhão em investimentos. O projeto já rendeu, em 2017, os títulos dos Mundiais sub-17 e sub-20 para os ingleses.

Boa parte do projeto é mantido pela liga de clubes da Inglaterra, a mais rica do mundo. Os clubes também assumiram o compromisso, há anos, de terem uma ‘cota’ de jogadores do país, o que acabou revelando os craques da atual geração, como Kane, Lingard e Delle Alli.26 anos é a média de idade inglesa, 3ª mais jovem da Copa

2 títulos  de Mundiais de base venceu a Inglaterra em 2017

Bélgica

A Bélgica tem mostrado que o termo ‘geração belga’ não é nenhuma chacota. Há mais de 10 anos, o país iniciou um projeto para repetir o sucesso da vizinha Holanda no futebol.

Os jogadores revelados chegam agora ao auge. Destaques como Lukaku (25 anos), Courtois (26), De Bruyne e Hazard (27) têm idades parecidas, e estão disputando a sua segunda Copa do Mundo.

A Bélgica também usufrui do glamour da liga inglesa: 11 dos seus jogadores atuam por lá. Todos os times de destaque – City, United, Chelsea e Liverpool – têm pelo menos um belga.26 anos é a média dos destaques da Bélgica: Courtois, De Bruyne, Lukaku e Hazard

11 belgas atuam na Premier League, em times como Chelsea, Manchester United e City

Croácia

Por fim, a Croácia. Principais herdeiros do forte futebol da Iugoslávia, os croatas chegam à sua segunda semifinal – a primeira foi em 1998, quando perderam para a França.

O país, criado em 1991, tem destaques do meio-campo de Real Madrid e Barcelona: Modric e Rakitic, respectivamente. Também tem titulares na Juventus (Mandzukic) e Liverpool (Lovren), atual vice-campeão da Liga dos Campeões.75 milhões  de euros vale a dupla Modric e Rakitic

21 croatas  dos 23 da Copa atuam fora do país, a maioria na Itália e na Alemanha