Não sabe como declarar o Imposto de Renda? Faculdades oferecem ajuda gratuita

Veja horários e locais de atendimento disponibilizados

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 4 de abril de 2019 às 05:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Luiz Vagner Santos/Arquivo/Divulgação

Mesmo com todas as dicas de como usar o aplicativo e site da Receita Federal para declarar o Imposto de Renda, só 29,8% dos baianos entregaram a declaração até o momento. Muitos contribuintes ainda sentem dificuldade no momento da declaração. Alguns optam por contratar especialistas e contadores, ficando responsáveis, apenas, por separar todos os documentos necessários ao preenchimento da declaração.

No entanto, nem todo mundo tem como arcar com o serviço. Por este motivo, algumas instituições de ensino de Salvador oferecem o procedimento a custo zero. É o caso da  Unifacs que, desde o dia 18 de março, vem oferecendo consultoria gratuita no campus da Avenida Tancredo Neves e no Shopping Piedade. Quem tiver interesse no atendimento deve comparecer aos locais levando os documentos necessários para a declaração.

A Escola de Contabilidade da Universidade Federal da Bahia (Ufba) também prestará o serviço gratuito até o dia 29 de abril. Ao todo, serão distribuídas 50 senhas por dia para consultoria, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Todos os atendimentos na Ufba serão realizados por estudantes, que participam do projeto de extensão Jovem Contador, da Faculdade de Ciências Contábeis, coordenado pelo professor João Vicente Costa Neto.

Outras instituições de ensino também realizam atendimento gratuito, a exemplo da Uninassau e UniRuy. Confira:Unifacs Data: de 25 de março a 18 de abril – de segunda a sábado Horário: Distribuição de senhas das 9h às 13h e das 18h às 21h; Atendimentos 13h30 às 17h30 Local: Piso L3 do Shopping PiedadeUniRuy|Wyden Data: Entre os dias 8 e 12 de abril Horário: 14h às 18h. A distribuição de senhas será feita até as 17h30. Local: Faculdade ÁREA1 | Wyden, na sala 01, térreo - Paralela  É preciso doar  de 1kg de alimento não perecível.Unijorge  Data: 15 a 18 de abril Local: Campi Paralela e Tancredo Neves Horário: 14h às 18h - É preciso doar uma lata de leite em pó que será doada para entidades carentesUninassau  Data: de 15 a 25 de abril Local: UNINASSAU Salvador, localizada na Rua Direita da Piedade, s/n, Politeama Horário: 8h às 12h e 14h às 18hUniversidade Federal da Bahia (Ufba) Data: De segunda a sexta-feira, até o dia 29 de abril Local: Faculdade de Ciências Contábeis da Ufba, localizada no Vale do Canela Horário: 9h às 16h.  Serão distribuídas 50 senhas por diaUnime Salvador Data:  até o dia 12 de abril Horário: 09h às 12h e das 14h às 17h (necessário levar duas latas de leite em pó) Local: Laboratórios de informática 2 da Faculdade Unime Avenida Luís Viana, 8544, Patamares – Shopping ParalelaUnime Itabuna Data: 09, 10, 11, 25, 26 e 27 de abril Horário: das 17h30 às 21h30 Local: Núcleo de Apoio Fiscal da Unime Itbauna Av. J. S. Pinheiro, 1191, Lomanto - Campus II, Itabuna /BA Atendimento por ordem de chegada

*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier