Não sabe o que fazer no feriado? Veja funcionamento de serviços e opções de lazer

Shoppings e supermercados terão horário diferenciado

Publicado em 1 de maio de 2018 às 10:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Esta terça-feira (1º) é feriado nacional e em diveros países do mundo em função do Dia do Trabalhador. A data tem origem na primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, e numa greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886. No Brasil, o 1º de maio foi declarado feriado pelo presidente Artur Bernardes, em 1925.

Confira o funcionamento de serviços neste feriado de 1º de Maio em Salvador:

ShoppingsBarra: As lojas e serviços do shopping não funcionam. A praça de alimentação opera em horário opcional, a partir das 12h, enquanto o cinema funciona em horário normal.

Paseo: Lojas não funcionam. A praça de alimentação permanece aberta das 12h às 21h. Já o Barra Gourmet abre das 12h às 23h.

Center Lapa: As lojas estarão fechadas. Apenas a praça de alimentação funciona, das 12h às 20h.

Salvador: O Bompreço do shopping funciona das 8h às 21h. As áreas de lazer e alimentação, assim como mercados, farmácias, lojas e cafés associados ao Sindicato de Bares e Restaurantes funcionam das 12h às 21h. O Espaço Gourmet tem horário de fechamento independente do shopping. Já as farmácias de manipulação, SAC, bancos, Correios, Lotérica e demais lojas e quiosques (associados ao Sindicato dos Comerciários) estarão fechados.

Salvador Norte: Hiper Bompreço, praça de alimentação e lazer funcionam das 8h às 21h. As demais lojas, quiosques e Clínica Clivale fecham.

Outlet Premium: O funcionamento será parcial. O empreendimento e praça de alimentação funcionarão das 9h às 19h e as lojas estarão fechadas. Dentre as opções estão restaurantes como Liberty Food, Bonaparte, Donatário, McDonalds e Subway. 

Cajazeiras: As lojas estarão fechadas e a praça de alimentação abrirá das 12h às 21h. Já o cinema terá sessões normais e o Play Kids, das 13h às 21h.

Piedade: Estará fechado.

Shopping da Bahia: As lojas não abrem. A praça de alimentação funciona das 12 às 21h; UCI Orient abre partir das 9h; Playland funciona das 12h às 22h; e Planeta Criança opera das 12h às 21h.

Paralela: As lojas estarão fechadas. Já as áreas de alimentação estarão à disposição do público, das 12 às 21 horas, e o supermercado segue seu horário de funcionamento normal, das 7h às 22h. As atrações de lazer seguem seus horários normais de funcionamento: o Boliche das 15h às 22h; o Kart das 16h às 22h; e as salas de cinema conforme programação de filmes disponível no site e aplicativo do Shopping.

Itaigara:  as lojas e serviços não funcionam. Já o Bompreço estará aberto das 7h às 18h. 

Mercados Ferreira Costa: Não funciona.

Perini: As lojas da Barra, Vasco, Graça e Pituba abrem às 6h30 e fecham às 21h. Já as unidades localizadas nos shopping centers funcionam das 12h às 21h, exceto a localizada no Shopping da Bahia, que estará fechada.

Atakarejo: A loja do Iguatemi funciona das 7h às 19h; Boca do Rio abre das 7h às 20h; Lauro de Freitas das 7h às 20h; Calçada funciona das 7h às 14h; Baixa do Fiscal não abre; Caminho de Areia abre das 7h às 20h; Cabula abre das 7h às 20h; Loja Piatã funciona das 7h às 20h; Amaralina das 7h às 18h; e São Cristóvão das 7h às 20h.

Atacadão: Não funciona.

Maxxi Atacado: Funciona das 8h às 14h.

Walmart e Bompreço: Abre das 7h às 22h

Hiper Bompreço: Funciona entre 7h e 20h

Sam's Club: Abre das 8h às 19h

TodoDia: Abre das 7h às 18h

Extra: A unidade da Paralela opera durante 24h; na Vasco da Gama o funcionamento é das 7h às 22h; e na Rótula do Abacaxi, a unidade abre das 7h às 22h.

Assaí: As lojas estarão fechadas

Pão de Açúcar: A loja do Costa Azul funciona das 7h às 21h. Já a loja localizada no Shopping da Bahia opera das 12h às 21h.

Serviços Correios: Todas as agências estarão fechadas.

SAC: Não funcionará.

SineBahia: Os expedientes da Unidade Central do SineBahia em Salvador e da Unidade de Atendimento no município de Candeias foram suspensos na segunda-feira (30) e retomam as atividades na quarta-feira (2).

Bancos: Não haverá atendimento nas agências bancárias. Na segunda (30), o funcionamento foi normal. Os canais alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes, estarão disponíveis para a realização de operações bancárias. 

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês com vencimento marcado para a data poderão ser pagos no próximo dia útil ao feriado (2), sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA): Cartórios e postos eleitorais interromperão atendimento. Na segunda, véspera do feriado, o expediente foi mantido normalmente na maior parte das unidades da Justiça Eleitoral mantidas na capital baiana, com exceção dos postos localizados nas prefeituras-bairro, Câmara Municipal de Salvador (CMS), e na Casa da Justiça e Cidadania (CJC) - Shopping Baixa dos Sapateiros.    

O funcionamento completo dos postos da Justiça Eleitoral pode ser acessado através do site do TRE.

Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA): Não atenderá durante o feriado.

Hemoba: As unidades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) não funcionarão nesta terça-feira (1º) em função do feriado do Dia do Trabalho.   

Comemoração e protesto  O Dia do Trabalho, nesta terça-feira (1º), será comemorado em evento com artistas, no Farol da Barra, em Salvador. Pelo menos 18 músicos participarão da programação, organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), a partir das 16h até 20h. Entre eles, Márcia Castro, Bando de Teatro Olodum, Lazzo Matumbi, Chico Gomes e Ivan Huol. 

O evento tem início marcado às 13h, em um ato de mobilização das centrais sindicais, também na região do Farol. Na ocasião, serão discutidas a reforma trabalhista, os direitos dos trabalhadores, a prisão de Lula e os índices de desemprego. Outras 10 cidades baianas também receberão atos de trabalhadores.  

Confira a programação completa:

SalvadorLocal: Farol da Barra    Horários: 13h - Ato e mobilização das Centrais Sindicais15h30 - Apresentação de Stand UP16h - Apresentação cultural com artistas e músicos baianos

Feira de SantanaHorário: das 8 às 16hAção: Missa, ato Marielle Vive, Lula Livre e apresentações de atrações musicais

Santo Antônio de JesusHorário: A partir das 8hAção: caminhada nos bairros e palestra sobre reforma trabalhista, sindicalismo e o golpe

Camaçari Horário: 13hAção: Festa do Trabalhador da Categoria da BorrachaLocal: Arena 2 de Julho, Camaçari

Santo Estevão Horário: às 9hAção: Ato ecumênico e Ato Lula Livre

Canavieiras  Horário: às 8hAção: café da manhã aos trabalhadores na nova sede do sindicato

Conceição de Feira Horário: às 8hAção: missa campal e ato Lula Livre.

Porto SeguroData: 30/1Horário: durante o diaAção: Concentração e debate no Porto

ItamarajuHorário: 13hAção: Concentração na principal praça, sorteio de prêmio e atividades culturais

ItabotãHorário: 13hAção: Concentração na principal praça e falas sobre Lula Livre

Teixeira de FreitasHorário: 13hAção: Concentração de trabalhadores e carreata