Não sabe o que ver no Panorama Coisa de Cinema? Confira 10 destaques

Festival começa nesta quarta-feira (14), em Salvador

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2018 às 05:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Mostra Spike Lee O XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema homenageia o cineasta americano Spike Lee com mostra que reúne 13 filmes dirigidos por ele. Faça a Coisa Certa (vídeo abaixo), de 1989, terá exibição gratuita na abertura do festival, nesta quarta-feira (14), às 20h, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha. A programação inclui Febre da Selva (1991), dia 21, às 13h20; Crooklyn: Uma família de Pernas pro ar (1994), domingo, 17h, e segunda, 15h30; O Plano Perfeito (2006), sexta, às 14h55, e dia 20, 16h45. Ingresso: R$ 12 | R$ 6.

Central do Brasil 20 Anos Clássico do cinema brasileiro, dirigido por Walter Salles, o drama Central do Brasil completa 20 anos e é homenageado. Depois de exibir a cópia restaurada do filme protagonizado por Fernanda Montenegro, o evento vai contar com a presença do ator Vinícius de Oliveira. Premiado no Festival de Berlim (melhor filme e atriz) e no Globo de Ouro (melhor filme estrangeiro e melhor atriz de drama), Central do Brasil foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e atriz.

Centenário de Ingmar Bergman Para celebrar o centenário do cineasta sueco Ingmar Bergman (1918-2007), festival exibe cinco filmes de sua carreira. A programação conta com Morangos Silvestres (1957), uma de suas obras mais celebradas que será exibida amanhã, às 15h45, e domingo, às 13h10; além de Gritos e Susssuros, de 1972, com sessões na sexta feira, às 15h45, e na terça, às 18h25. Os filmes O Sétimo Selo (1957), Persona (1966) e Sonata de Outono (1978) também fazem parte da programação.

Homenagem a Dorival Caymmi O cantor e compositor Dorival Caymmi (1914- 2008) também ganha homenagem no Panorama, no dia 21, às 18h15, quando será exibido o documentário Dê Lembranças a Todos, seguido de debate com os diretores de Fábio e Thiago Di Fiore. O filme, que marca os dez anos de morte do cantor, traça a trajetória de Caymmi por meio de fotos, vídeos e entrevistas com pessoas como os filhos Danilo, Dori e Nana Caymmi, os cantores Gilberto Gil e Jards Macalé e a atriz Bibi Ferreira.

Sessão de Abertura Vencedor do último Festival de Brasília, o drama mineiro Temporada, de André Novais, é quem marca a sessão de abertura do festival, hoje, às 20h. Com acesso gratuito, a sessão será seguida de debate com o ator Russão, vencedor do prêmio Candango de melhor ator coadjuvante. Premiado também nas categorias melhor filme, atriz, fotografia e direção de arte, Temporada acompanha a história de uma mulher que está se mudando para Belo Horizonte.

Mostra Competitiva Nacional Oito produções estão na disputa da Mostra Competitiva Nacional, sendo duas delas baianas. A ficção A Ilha, de Glenda Nicácio e Ary Rosa, e o documentário Sem Descanso, de Bernard Attal [que será exibido no sábado (17), às 20h20, com debate após a sessão, e na terça-feira (20), às 13h]. O último conta a história do caso do jovem baiano Geovane Mascarenhas de Santana, assassinado por policiais militares em agosto de 2014. A investigação teve início a partir de uma reportagem exclusiva realizada pelo repórter Bruno Wendel, do CORREIO.

Mostra Competitiva Baiana Ao todo, 27 filmes foram selecionados para a Mostra Competitiva Baiana, sendo seis longa-metragens. Entre eles, estão Onde Dormem os Sonhos, de Cecília Amado, e ‘Bando, um Filme De:’, dirigido por Lázaro Ramos e Thiago Gomes. Além disso, 21 curtas estão na disputa, como Tempo, de Victor Uchôa, e Sarau da Onça: A Poesia de Quebrada, de Vinicius Eliziário. Os filmes serão exibidos em sessões seguidas de debate entre os realizadores e o público.

Confira a programação completa e os horários de exibição

Mostra de Cinema Africano Uma pequena mostra da produção cinematográ- fica da Nigéria e do Quênia fazem parte da programação do festival. Entre os destaques, está B for Boy (M de Menino), primeiro longa-metragem da nigeriana Chika Anadu, que vem a Salvador para apresentar o filme que também resulta de residências nos festivais de Cannes e de Berlim. A trama ostra uma mulher de classe média pressionada pela família para ter um filho homem. A exibição acontece no dia 19, às 17h50.

Sessão Bixa Travesty Com passagem pelo Festival de Berlim, onde venceu o prêmio Teddy, dedicado a obras com temática LGBT+, o documentário Bixa travesty é um dos destaques da programação. Dirigido por Claudia Priscilla e Kiko Goifman, o filme mostra a intimidade e os pensamento da rapper trans Linn da Quebrada, cujas letras questionam os estereótipos de gênero, classe e raça, enquanto celebram o corpo como ferramenta política. A exibição acontece domingo (18), às 20h40, no Panorama Brasil.

Los Silencios Vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Brasília e exibido em Cannes, o drama Los Silencios terá sessão no dia 21, às 20h, com a presença da diretora Beatriz Seigner. Com Enrique Diaz no elenco, além de moradores da região na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, o drama é ambientado em uma ilha amazônica onde colombianos convivem com parentes mortos por um conflito armado. No local, eles encontram o pai da família, supostamente morto.