Nas contas de Tite, Brasil avança se fizer cinco pontos; entenda

No formato atual, nunca uma seleção que fez essa pontuação ficou fora do mata-mata

  • Foto do(a) author(a) Miro Palma
  • Miro Palma

Publicado em 19 de junho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Pedro Martins/ Mowa Press

O empate por 1x1 com a Suíça, no primeiro jogo do Brasil pela Copa do Mundo, na Rússia, deixou boa parte dos torcedores frustrados. E dá pra botar uma pitadinha de preocupação, afinal, desde a edição de 1978, na Argentina, a equipe verde e amarela não estreava sem conquistar um triunfo. 

Apesar disso, não há motivo para ficar desesperado. Os números explicam. Desde 1998, no Mundial da França, quando a Copa passou a ter 32 seleções divididas em oito grupos de quatro, todas as equipes que conseguiram somar cinco pontos na primeira fase avançaram às oitavas de final. Isso só não seria possível caso três equipes fizessem cinco pontos e decidissem a vaga no saldo de gols. Essa última combinação, apesar de improvável, ainda pode acontecer na chave brasileira. 

“Lá atrás, eu pensava que tinha que ganhar o primeiro jogo. Tem é que ter grande desempenho, porque com nove pontos todos se classificaram. Com sete, todos se classificaram. Com cinco pontos, todos se classificaram, com o primeiro ou segundo critério. Isso passa que não tem que ter desespero”, lembrou o técnico Tite antes mesmo da estreia. 

O retrospecto mostra ainda que é possível seguir em frente para o mata-mata mesmo com pontuação inferior. De 1998 pra cá, sempre houve ao menos uma equipe classificada com quatro pontos. Segue a lista: 1998 (Dinamarca), 2002 (Estados Unidos, Itália, Paraguai e Turquia), 2006 (Austrália e México), 2010 (Coreia do Sul, Eslováquia, Gana e México) e 2014 (Argélia, Estados Unidos, Grécia e Nigéria). 

E, por incrível que pareça, uma seleção conseguiu passar de fase com três pontos. Foi o Chile, em 1998. Naquela ocasião, a Itália liderou a chave com sete pontos. Áustria e Camarões somaram apenas dois cada e, com isso, os sul-americanos conseguiram avançar. 

Logicamente, os pupilos de Tite querem ganhar as próximas duas partidas, contra Costa Rica, sexta-feira (22), e diante da Sérvia, na última rodada, dia 27. Autor do gol brasileiro na estreia, Philippe Coutinho dá o recado. “O importante é a Seleção ganhar, jogar bem. É meu principal pensamento. A equipe está com mentalidade forte para jogar bem e fazer os resultados”, afirmou. 

Vale a liderança E se você é um torcedor mais otimista, pode ficar tranquilo. Nas últimas três edições de Copa, nenhum dos últimos três campeões mundiais conseguiu ganhar as três partidas da primeira fase. 

Em 2006, na Alemanha, a campeã Itália encarou Gana, República Tcheca e Estados Unidos e fez sete pontos, terminando na liderança. Já no ano de 2010, na África do Sul, a Espanha se classificou em primeiro com seis pontos num grupo com Chile, Suíça e Honduras. Coincidentemente, os suíços foram os algozes logo na estreia, vencendo por 1x0. Já no último Mundial, no Brasil, a Alemanha fez sete pontos e foi líder do grupo que ainda tinha Estados Unidos, Itália e Gana. 

Por sinal, se conseguir vencer as próximas duas rodadas, o Brasil dificilmente não será o líder do seu grupo. Também levando em consideração somente as Copas realizadas desde 1998, só três seleções que fizeram essa pontuação não terminaram em primeiro lugar: Iugoslávia (1998), Holanda (2006) e México (2014). Vale lembrar que esse desempenho equivale a universo de 40 grupos somadas as cinco edições de lá para cá. 

Nas oitavas de final, o Brasil enfrentará uma equipe que está no Grupo F da Copa. Na primeira rodada, Suécia e México venceram os seus confrontos diante de Coreia do Sul e Alemanha, respectivamente. No sábado (23), coreanos medem forças com mexicanos, enquanto os atuais campeões do mundo encaram os suecos.