Assine

Nas duas últimas Copas, alguma campeã caiu na 1ª fase; e agora?


 

Quando Mundial foi na Europa, todas avançaram

  • Vitor Villar

Publicado em 26/06/2018 às 07:16:00
Atualizado em 18/04/2023 às 14:01:07
. Crédito: AFP

A Copa da Rússia tem sete campeãs mundiais em campo. Quatro já estão classificadas, enquanto três ainda buscam vaga nas oitavas de final – algumas delas, por sinal, correndo sérios ricos. Será que alguma vai ficar de fora?

Não é algo raro. Nos dois últimos Mundiais, alguma campeã caiu na primeira fase. Em 2014, Itália e Espanha, então dona do título, deram vexame. Em 2010, França e Itália, campeã quatro anos antes, também ficaram de fora das oitavas.

A última vez em que todas as campeãs marcaram presença na segunda fase foi em 2006, na Alemanha. Inglaterra, Argentina, Itália, Brasil, França e a seleção anfitriã avançaram. Por sinal, aquela foi a última Copa disputada na Europa, como a de agora. Será que a história se repete?

Aliás, desde 1998, quando a Copa passou a ter 32 times, sempre que o torneio foi disputado na Europa, todas as campeãs se classificaram. Foi assim naquela primeira edição, na França.

Em 2002, quando o Mundial foi para a Ásia, dividido entre a Coreia do Sul e o Japão, houve uma "catástrofe": Uruguai, França (então dona do título) e Argentina caíram na fase de grupos.

Das quatro já garantidas, França e Inglaterra avançaram desde a segunda rodada, ao alcançarem 100% de aproveitamento. Uruguai e Espanha garantiram vaga na segunda-feira (25), na última rodada de seus grupos. Brasil, Argentina e Alemanha ainda estão na briga.

O que cada campeã precisa para avançar?

Argentina Precisa vencer a Nigéria, nesta terça-feira (26), às 15h, e torcer para que a Islândia não vença a Croácia, no mesmo horário; se os islandeses vencerem, a Argentina precisa também tirar a diferença do saldo de gols, que atualmente é de um gol a favor dos nórdicos (-2 a -3).

Brasil Se vencer ou empatar com a Sérvia, nessa quarta-feira (27), às 15h, já garante a vaga. Se perder, precisa torcer por uma derrota da Suíça para a Costa Rica, no mesmo horário.

Alemanha Se vencer a Coreia do Sul na quarta-feira (27), às 11h, por dois gols de diferença, garante a vaga. Se vencer por outra diferença, tem que torcer para a Suécia não bater o México. Se empatar, tem que torcer para que a Suécia não ganhe ou não empate fazendo mais gols que ela.