Nas mãos do presidente

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O presidente do Bahia, Marcelo Sant’Ana, decide até o próximo dia 10 se será candidato à reeleição em dezembro. Caso desista, entra em cena o secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador, Guilherme Bellintani, que só entra no páreo se não houver bate-chapa com o aliado. Nos bastidores, Bellintani, que integra o mesmo grupo de Sant’Ana, é nome de consenso entre outras correntes que disputam o poder no tricolor. Até lá, o atual presidente estuda outras alternativas para o futuro profissional. O desejo dele é dar continuidade a sua carreira de gestor esportivo, tendo o comando da Liga do Nordeste no horizonte de possibilidades. Outro caminho seria  a política, embora não seja sua prioridade.

Preliminar  Até o momento três correntes já têm pré-candidato. Uma delas é a Revolução Tricolor (RT), encabeçada pelo atual vice-presidente do clube, Pedro Henriques, que deve entrar na disputa caso Marcelo Sant’Ana desista. Antônio Tillemont, da Integridade Tricolor, e Abílio Freire, do Mais Um Bahia, são os outros dois.

Artilharia montada Integrantes da bancada governista na Câmara de Salvador preparam um arsenal contra o líder da oposição, José Trindade (PSL). A avaliação é que as declarações dele durante a votação do projeto que alterou o IPTU na última semana foram pessoais e extrapolaram as disputas políticas. Ontem, Teo Senna (PHS) entrou com representação na Corregedoria da Casa contra ele por quebra de decoro parlamentar. Nos próximos dias, eles pretendem engrossar os ataques a Trindade no plenário e pressionar por punição, embora acreditem que dificilmente ele será cassado em função do corporativismo dos vereadores. 

Bala na agulha Lideranças de associações e sindicatos que representam policiais no estado intensificaram a pressão para que o governador Rui Costa (PT) encaminhe à Assembleia um projeto de lei que concede isenção de ICMS na compra de armas de fogo por membros das polícias Militar e Civil. A proposta consta em indicação do deputado Soldado Prisco (PPS), aprovada há seis meses na Casa. O argumento deles é o de que, se o governo não disponibiliza armamento a todos os PMs e civis, deveria permitir que eles comprem sem a pesada carga tributária.

Fera ferida O deputado estadual Zé Neto (PT) cometeu ontem uma indelicadeza semelhante a do governador Rui Costa durante a campanha de 2014. Indagado sobre a possibilidade de disputar votos para deputado federal em Feira de Santana com Luciane Vieira (PHS) - viúva de Ronny Vieira, ex-presidente da Câmara da cidade -, o petista  saiu com essa: “É indiferente”. Em 2014, Rui dispensou tratamento parecido para a senadora Lídice da Mata (PSB), que concorreu contra ele. Num bate-papo com jornalistas, disse que a aliada iria “desidratar”.

Novos ares Com o retorno do ex-vereador de Alagoinhas Radiovaldo Costa ao PT, o deputado estadual Joseildo Ramos deve buscar uma vaga na Câmara em 2018. O partido discute uma dobradinha entre eles – Costa deve concorrer à Assembleia.

Pílulas Nova etapa   O prefeito ACM Neto (DEM) assina, na próxima sexta-feira, a ordem de serviço para o início das obras da nova fase de requalificação da orla de Itapuã. As intervenções serão feitas na Rua Farol de Itapuã com a implantação de quatro novos quiosques, 350 m de ciclovia, estacionamento em área livre e calçadão de concreto. A primeira etapa da reforma no bairro ocorreu em 2015.

Discórdia  Um projeto de lei apresentado pelo vereador Isnard Araújo (PHS) promete causar polêmica na Câmara. Trata-se da criação do Dia Contra a Cristofobia, que visa, segundo ele, combater a “criminalização” sofrida por cristãos que discordam de temas relacionados à homossexualidade. “Temos o direito de expressar nossa opinião sobre qualquer tema”, diz.