Negócios: Bonés com aba intercambiável

Salvador tem time classificado para a final da Feira Nacional de Empreendedorismo, com ideia de produzir um boné cuja aba pode ser trocada por outras

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2017 às 11:57

- Atualizado há um ano

Salvador tem um time classificado para a final da Feira Nacional de Empreendedorismo, que acontece em Londrina, no próximo dia 28. O evento é promovido pelo Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), uma rede de ensino profissionalizante que atua em todo o país, e tem por objetivo premiar a melhor empresa criada pelos seus alunos.

Apesar de as empresas serem fictícias, o exercício de criação dessas companhias põe em prática os conceitos aprendidos pelos estudantes da rede, a exemplo da importância da elaboração de plano de negócios, aplicação de conhecimentos de finanças e faturamento, marketing e comunicação, além de trabalho em equipe, liderança e empreendedorismo.

Para a edição deste ano foram criadas mil empresas, das quais apenas 69 foram selecionadas para a final. Em Salvador, três grupos de estudantes participaram da final da etapa regional, da qual se sagrou campeã a Two Cap´s, cuja ideia é a de produzir um boné cuja aba pode ser trocada por outras. As outras finalistas foram a Fruit Light, para produzir sucos saudáveis, que ficou em segundo lugar, e a Estação Caldos, de produção e venda de caldos quentes de vários sabores. O vencedor da final nacional será escolhido por três jurados especialistas em empreendedorismo, que vão circular pela feira e avaliar todos os projetos selecionados.

Mercado de usadosUm retrato do mercado de usados na capital baiana: segundo a plataforma de classificados online OLX, o número de anúncios feitos por moradores de Salvador foi o que mais cresceu entre fevereiro de 2017 e fevereiro de 2016, na comparação com outras cidades da região Nordeste: 81,4%. Nacionalmente, o crescimento registrado pela plataforma no mesmo período foi de 44,3%. Ainda de acordo com a empresa, em Salvador também houve um aumento expressivo no número de produtos vendidos, 95,8% a mais que no ano anterior, número também superior à média nacional, de 79,5%.

A categoria Celulares e Telefonia está no topo dos produtos mais vendidos pela OLX em Salvador, apenas em 2016 foram comercializados mais de 130 mil itens, entre celulares e acessórios para telefones. E esse mercado, que se fortaleceu com a crise, ainda tem potencial para crescer ainda mais, sobretudo no Nordeste. Estudo da própria OLX – encomendado ao Ibope conecta - indica que  22% dos internautas que têm itens sem uso em casa que poderiam ser vendidos são desta região.

Os resultados do estudo apontam também que, entre os internautas (pessoas que usam a internet diariamente), o potencial financeiro da venda de usados no Nordeste ultrapassa R$ 1 trilhão. De acordo com a pesquisa, 91% da população brasileira de internautas, ou o equivalente a 68 milhões de pessoas, possui itens sem uso, sendo que 84% está disposta a vendê-los. O ticket médio por pessoa na venda de produtos sem uso, desconsiderando Imóveis e Veículos Barcos, é de R$ 4.267.

Cuidados paliativos

A Clínica Florence, que será inaugurada até o final do mês no bairro de Nazaré, é a primeira em cuidados paliativos do Norte e Nordeste do país. Cuidados paliativos é uma nova especialidade em medicina, especializada em cuidar de pacientes terminais. Segundo o fundador da empresa, o cardiologista  Lucas Andrade, a unidade vai gerar 100 empregos diretos e indiretos e atender dois públicos: o de cuidados paliativos e reabilitação.

Uma inovação posta em prática é o modelo de cobrança fee for outcome (pagamento por resultado). Segundo Andrade, médico e diretor executivo, a economia de custos é de 40% a 60% quando comparado com a internação em um hospital geral. “Após autorização da fonte pagadora, uma equipe de captação visita o paciente hospitalizado e, conforme as necessidades, define, antecipadamente, o valor da diária dentro de faixas pré-definidas, com total transparência e previsibilidade”, explica.Fique por dentroCrédito: BNDES e Sebrae promovem  Seminário de Crédito para micro e pequenas empresas, hoje, em Santo Antônio de Jesus, e amanhã, em Salvador.