Negócios e doces para alcançar superações

A história de Nilda Simão e da Brigadeirou foram temas do programa Empregos e Soluções dessa quarta-feira, no Instagram

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 11 de agosto de 2021 às 21:37

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo Pessoal

Na vida da secretária Nilda Simões, 49, o empreendedorismo foi muito mais que uma oportunidade de renda extra. Há três anos, ela estava acomodada com a vida que levava como esposa, funcionária e mãe. Achava que sua vida seria para sempre uma regularidade e que só restava acompanhar a formação do filho. Sua maior preocupação, na verdade, era o envelhecimento e o mercado de trabalho. 

“Não sabia como seria recolocada se ficasse desempregada e não tinha controle algum sobre minha vida”, contou durante a realização do programa Empregos e Soluções, realizado nessa quarta-feira, 11, na página do Jornal Correio no Instagram. A virada de chave que possibilitou a mudança ocorreu quando ela desfez o casamento e se viu sem o apoio do parceiro e com o filho ainda na faculdade. “Nunca imaginei na minha vida que seria empreendedora e comecei a vender brigadeiros como uma forma de garantir um reforço no orçamento, sempre no intervalo do almoço, para os colegas de trabalho e para atender a uma ou outra encomenda”, lembrou. Nilda Simão contou com o apoio do filho e, hoje, além de assistente, ele virou sócio da marca, que ampliou o cardápio de brigadeiros e incorporou criações (Foto: Reprodução) Apesar do início despretensioso, Nilda contou com o apoio do filho, hoje sócio e assistente, Alexandre Simão, que ajudou a desenvolver o nome Brigadeirou e a elaborar a identidade visual da marca. Enquanto produzia os doces, a empresária compreendeu que precisava estudar mais e foi fazer um curso de brigadeiros gourmets. 

Evolução

Caprichosa e detalhista, além de investir na qualidade do produto, ela também investiu na apresentação e criou embalagens personalizadas e outras delicadezas para seduzir os clientes. “Cada doce vendido vai com uma cartinha de agradecimento e, quando elaboro as caixas de presentes, também me preocupo em fazer com que a pessoa que receberá o presente sinta o carinho”, destacou.

Apesar do cuidado, a empresária disse que a noção do potencial do negócio só chegou com a pandemia. Quando precisou modificar a forma de comercializar seus produtos, uma vez que trabalha em unidade hospitalar e já não poderia se contentar em comercializar apenas para os conhecidos. “Ano passado, finalmente compreendi que possuía um negócio, que era uma empresária e fui estudar gestão do meu negócio”, disse a Flávia Paixão, que já prestou mentoria para a empresária.  Nilda contou como foi necessário investir em conhecimento para transformar sua iniciativa num negócio capaz de crescer e prosperar (Foto: Reprodução) Nilda contou que, nesse processo, foi necessário vencer vários desafios. O primeiro foi a extrema timidez, que a impedia de se apresentar em vídeos e fotos para as redes sociais. Depois foi aprender a separar as finanças pessoais e as finanças da empresa. O terceiro foi delegar tarefas e responsabilidades. “Tinha a mania de monopolizar tudo. A Brigadeirou me ensinou a dividir”, reconheceu.

Influenciadora

A necessidade de produzir conteúdo também ajudou a ganhar desenvoltura diante das câmeras e, agora, Nilda é presença constante e radiante nas redes sociais. “Hoje, a Brigadeirou não é só Nilda.É Nilda e Alexandre! Nas minhas pesquisas para compreender as redes, descobri que as pessoas adoram a perspectiva de ver a atuação de mãe e filho e nós temos isso para mostrar”, completou.

Flávia Paixão aproveitou o testemunho para salientar que quando se quer crescer, não dá para cuidar de todas as funções presentes em um negócio.  “Não adianta fazer o melhor brigadeiro e não saber vender, precificar, gerir, lidar com gente. Empreender é uma soma de pontos e o empreendedor precisa aprender a delegar e liderar”, esclareceu Flávia. 

Para o futuro, Nilda quer montar o ateliê/cozinha para trabalhar de modo mais confortável e pretende montar uma loja física na forma de um bistrô. 

Vale lembrar que o programa ao vivo Empregos e Soluções apresenta todas as quartas-feiras, às 18 horas, no canal do Jornal Correio, no Instagram, histórias inspiradoras de empreendedorismo.