Negócios: Natal ainda incerto

"O investimento e o reforço nos estoques ainda estão baixos”, afirma Carlos Andrade, presidente da Fecomércio da Bahia

Publicado em 1 de agosto de 2017 às 08:29

- Atualizado há um ano

Agosto já chegou. Em outros tempos, o comércio já começava a se movimentar para as vendas de final de ano, renovando estoques, fazendo encomendas à indústria e calculando o número de vagas temporárias que poderiam ser abertas. Mas a crise que começou no fim de 2014 ainda não acabou. E, mesmo com alguns sinais de melhora em indicadores macroeconômicos, ainda persistem nuvens no horizonte.

Para Carlos Andrade, presidente da Fecomércio da Bahia, o cenário político e econômico atual “está deixando o comércio e o turismo baianos bastante preocupados”.  Ele informou a Negócios que os empresários do varejo estão sim fazendo encomendas, mas com cautela. “O investimento e o reforço nos estoques ainda estão baixos”, afirma, movimento que, segundo ele, é fruto da apreensão dos empresários e dos consumidores. Outros agravantes são as taxas de juros “exorbitantes” e o crescente endividamento das empresas do setor. OtimismoAinda assim ele garante não perder o otimismo. E vê dois caminhos para evitar um naufrágio natalino. O primeiro é a nova legislação trabalhista que, para ele, pode ajudar na criação de um número maior de vagas temporárias. E o segundo é um novo Refis (programa para o refinanciamento de dívidas em discussão no governo federal). “O governo será tolerante e fará um Refis factível, possível de ser pago, porque o empresário não conseguirá pagar. É necessária uma linha de crédito que, principalmente, o micro e pequeno empresário possam pagar”.

Vivo e TIM ampliam cobertura 4G na BA

A TIM acaba de levar o 4G a mais sete municípios baianos: Anagé (DDD 77), Cipó (DDD 75), Conceição de Feira (DDD 75), Itacaré (DDD 73), Governador Mangabeira (DDD 75), Pojuca (DDD 71) e Riachão do Jacuípe (DDD 75). Agora, a companhia chega a 42 cidades baianas atendidas com a tecnologia de quarta geração de telefonia celular.

Já a Vivo, segundo sua assessoria de comunicação, soma 89 cidades atendidas pela tecnologia celular de 4ª Geração. Em julho, 22 cidades receberam o serviço: Itaberaba, Barra da Estiva, Prado, Santana, Planalto, Curaçá, Tanque Novo, Sobradinho, Jaborandi, Abaré, Belo Campo, Acajutiba, Oliveira dos Brejinhos, Conde, Filadélfia, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Bonito, Tabocas do Brejo Velho, Wanderley, Quijingue, Cristópolis.

Quanto maior o número de municípios atendidos pelas tecnologias mais modernas de comunicação, melhor. A maioria das empresas avalia a infraestrutura dos locais onde pretende instalar novas operações. E telecomunicação – bem como de transportes – é um item prioritário de observação e em alguns casos definidor da escolha.

Fique por dentro

Nomeação O executivo Silvio Corrêa é o novo superintendente da CDL Salvador.