Negócios: Site divulga faculdades ‘preferidas’

As informações são do estudo Panorama Quero Bolsa do Ensino Superior Privado no Brasil, realizado pelo portal Quero Bolsa

Publicado em 20 de junho de 2017 às 09:16

- Atualizado há um ano

O valor médio das mensalidades das universidades e faculdades privadas da Bahia subiu 5,7% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O número está abaixo da média nacional, 6,2%, porém, acima do acumulado da inflação nos últimos 12 meses medida pelo INPC, 4,6%.

As informações são do estudo Panorama Quero Bolsa do Ensino Superior Privado no Brasil, realizado pelo portal Quero Bolsa, plataforma com informações sobre bolsas de estudos em cursos superiores de todo o país. De acordo com Bernardo de Pádua, presidente da empresa, o reajuste das mensalidades pode ser resultado do aumento de custos e dos investimentos em infraestrutura realizados pelas instituições para se adequarem às exigências do mercado.RankingsA análise de navegação dos estudantes que navegam no portal também permitiu à empresa elaborar outros rankings (todos em relação a cursos privados). No recorte baiano, os cinco mais procurados foram: Direito, Enfermagem, Administração, Fisioterapia e Psicologia. As instituições mais lembradas pelos estudantes baianos, por área, foram: Estácio (Direito) e Unijorge (Negócios, Engenharias e Saúde). E as instituições preferidas foram: Unifacs (Direito e Saúde), Ibes (Negócios) e Ucsal (Engenharias).

Sobre o próprio público (estudantes que buscam bolsas no site), o Panorama indica que a média de idade é de 26 anos com renda familiar per capta  de até R$ 1.320 (66%). Por gênero, 52% são mulheres e 48%, homens. E que a maioria deles tem média entre 500 e 600 pontos na prova de redação do Enem.

Seniores na mira

Até o ano de 2040, os consumidores com mais de 50 anos serão o de maior poder de compra no Brasil segundo estudo divulgado nessa semana para empresários do varejo de alimentos pela Associação Paulista de Supermercados (Apas). Uma análise feita pela Nielsen aponta que os chamados consumidores seniores buscam – dos supermercados - praticidades, a exemplo de carrinhos elétricos (41%), assistência com sacolas de compras (36%) e seções exclusivas de produtos voltados as suas necessidades (34%).

Já na hora da compra, esse público escolhe rótulos fáceis de ler (50%), alimentos para dietas com necessidades nutricionais especiais (45%), embalagens de alimentos com porções menores (44%), embalagens de produtos fáceis de abrir (43%) e rótulos com informações nutricionais claras (43%).

Fique por dentro

Inovação: As empresas baianas BMD Têxteis e Engpiso estão entre as 34  finalistas do Prêmio Nacional de Inovação e concorrem a R$ 900 mil pré-aprovados em edital lançado pela CNI e pelo Sebrae.