Negócios sociais mudam a realidade das comunidades

Fórum Agenda Bahia vai debater o tema no dia 8

  • Foto do(a) author(a) Beatriz Sampaio
  • Beatriz Sampaio

Publicado em 26 de julho de 2018 às 20:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Mauro Akim Nassor/CORREIO

O estudante de administração Flávio José Santos criou a E-newtech para solucionar o problema do lixo na cidade e dar oportunidade a cooperativas que podem, de forma criativa, dar um novo destino ao que é jogado fora. Ele foi um dos empreendedores na plateia do 2º seminário Salvador Cidade Inovadora, que aconteceu ontem, no Hub Salvador, no Terminal Marítimo do Comércio. 

Organizado pela Secretaria Municipal da Cidade Sustentável e Inovação (Secis) com a parceria do Sebrae e apoio do CORREIO, o evento abordou o empreendedorismo de impacto social para solucionar problemas das cidades, como a desigualdade.

Este ano, o primeiro evento do Fórum Agenda Bahia - o seminário Sustentabilidade do Agora, que acontece no dia 8 de agosto, na sede da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) - também vai abordar os negócios sociais, durante palestra de Rogério Oliveira, diretor da Yunus Brasil Negócios Sociais e mentor internacional em programas globais de empreendedorismo. Ele também irá realizar uma oficina, aberta ao público, que vai ensinar como criar empreendimentos sociais. A participação no seminário é gratuita e as inscrições podem ser feitas aqui.

Impacto positivo

Com a ideia da E-newtech em mente, Flávio contou com o apoio de instituições que, através de monitorias, o ajudaram a encontrar investidores para sua startup.

O negócio dele é um exemplo concreto da proposta promovida pelo seminário, como explicou o secretário André Fraga, titular da Secis: “O objetivo do evento é mostrar que é possível, empreender, ter uma empresa bem-sucedida, gerar lucro e ao mesmo tempo ter na sua estratégia de negócio um impacto positivo na cidade”.

Para inspirar os empreendedores da capital, o primeiro painel do seminário trouxe exemplos de ideias de sucesso que surgiram na periferia de grandes cidades. Flávio José Santos criou uma startup para resolver a questão do lixo e da reciclagem “As favelas são grandes laboratórios de ideias por serem empreendedoras por necessidade real”, explicou o fundador da Favela Holding, Celso Athayde, que participou do painel Empreendedorismo de Impacto Social, junto com Paulo Rogério, da aceleradora Vale do Dendê, e Débora Souza, da ICE – Inovação em Cidadania Empresarial.

Athayde ressaltou a carência de uma plataforma onde as iniciativas das comunidades possam ser colocadas em prática. Enquanto Paulo Rogério defendeu que a solução para acelerar negócios sociais está no casamento entre pequenos empreendedores da periferia e aqueles que podem investir nessas ideias. 

“Pessoas dessas comunidades conseguem ver oportunidades de mercado que o empreendedor tradicional, que está dentro da sua bolha, não consegue identificar”.

Outros obstáculos encontrados por quem busca empreender com foco em negócios negociais podem ser ultrapassados com a qualificação e educação financeira. “Será que esses investidores da favela sabem o que é um investidor anjo? Eu não sei se nas escolas o professor fala disso”, pontuou Athayde.

Apesar das dificuldades, investir nessas iniciativas e priorizar a diversidade pode ajudar a solucionar a desigualdade social não só na realidade soteropolitana, mas também em outras comunidades. “O mundo se parece muito mais com a periferia de Salvador do que com o Vale do Silício”, afirmou Paulo Rogério. 

Acelere[se]

Startups que promovem negócios sociais, como a E-newtech de Flávio José Santos, que desenvolvem soluções para  melhorar aspectos da vida cotidiana do cidadão, a exemplo de mobilidade, governança, segurança e serviços públicos como a coleta de lixo, podem se inscrever, até dia 30 de julho, no eixo Cidades Inteligentes do programa Desafio de Inovação Acelere[se], iniciativa do Correio e da Rede+ que integra o Fórum Agenda Bahia 2018.

O Acelere[se] vai oferecer 12 semanas gratuitas de aceleração para oito startups. As inscrições podem ser feitas preenchendo a ficha de cadastro no site: especiais.correio24horas.com.br/acelerese.

O programa, que vai oferecer mentorias, capacitação, espaços de coworking e contato com investidores, entre outros benefícios, também contempla startups que atuam com projetos em Educação, Energia e Sustentabilidade e Economia Criativa.

Em Educação, os projetos podem ser locais, nacionais ou globais focados no desenvolvimento de inovações no segmento ou na experiência educacional. O eixo Energia e Sustentabilidade contempla as soluções com fontes renováveis de energia como a eólica, solar, geotérmica, energia das ondas e dos mares.

Em Economia Criativa, podem participar empreendimentos criativos que desenvolvam produtos e serviços a partir de capital intelectual e criatividade, que gerem valor econômico. Todos os segmentos culturais e artísticos, bem como setores como turismo e gastronomia podem participar.

O Desafio de Inovação Acelere[se] é um oferecimento do Fórum Agenda Bahia 2018, com apoio institucional da Rede Bahia e realização do CORREIO e Rede+.

Já o Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Revita e Oi, apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Fundação Rockefeller e Rede Bahia.

*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier